POSTER FLASH MOB: inovando e gamificando o componente curricular Metodologia de Pesquisa em Letras

Authors

Keywords:

Inovação. Gamificação. Currículo. Ensino Superior.

Abstract

Neste artigo, narro uma experiência de inovação e de gamificação no Curso de Letras e apresento algumas aprendizagens propiciadas por essa experiência. Um dos componentes curriculares geralmente presentes em cursos de formação inicial de professores de línguas intitula-se Metodologia de Pesquisa em Letras. Como professora desse componente curricular, ao ler a ementa a seguir, questionei-me como poderia inovar, concebendo inovação como: uma ideia, sua implementação e o resultado da execução dessa ideia, de forma a propiciar mudanças e aprendizagens. Em uma proposta de experiências seguindo uma cadeia de gêneros acadêmicos, selecionei a apresentação de pôsteres para inovar. Como uma das tarefas finais, depois de um trabalho colaborativo durante o semestre, minhas alunas e meus alunos deveriam participar de uma apresentação de pôsteres. Para inovar na organização dessa apresentação, inspirei-me na concepção de flash mob: reunião repentina e instantânea de pessoas em ambiente público para realização de uma apresentação atípica por um curto período de tempo. Organizamos e conduzimos um poster flash mob em um dos espaços abertos da universidade, e como elemento de gamificação, cada grupo recebeu adesivos para pedir aos seus espectadores para colarem em seus pôsteres. Elas e eles só poderiam parar de apresentar quando não tivessem mais adesivos. A experiência me ensinou que as fronteiras entre meu conhecimento prático pessoal – de entender a ludicidade como elemento engajador e educativo, e meu conhecimento profissional – de que professores devem considerar a inovação do currículo, devem ser sempre reconsideradas, para que se tornem cada vez mais tênues.

Author Biography

Valeska Virgínia Soares SOUZA, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Professora do Instituto de Letras e Linguística (ILEEL) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Published

2022-07-31

Issue

Section

Artigos