JOGO ESCOLAR E AUTONOMIA LEITORA
uma análise crítico-reflexiva
Abstract
Neste estudo, fez-se uma investigação interdisciplinar a respeito da cultura escolar e da autonomia leitora em contextos escolares de periferia e pobreza multidimensional. O objetivo principal foi discutir a respeito das expectativas escolares relativas às atividades autônomas de leitura, levando em consideração as próprias contradições do jogo escolar em contextos de empobrecimento multidimensional. A relevância do estudo consiste em compreender a construção da autonomia leitora a partir de contextos socioeconômicos específicos. Apresenta-se, no estudo, resultados parciais da pesquisa intitulada Análise sociológica das práticas de leitura de alunos de escola pública periférica da cidade de Imperatriz/MA, desenvolvida ao longo do Mestrado em Letras, pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). O estudo se fundamenta nos pressupostos de Canegal e Lima (2014), Cobo, Athias e Matos (2014), Freitag (2020), Kleiman (2009), Lahire ([1997], 2004), Nunes (2021), entre outros. Utilizou-se uma metodologia de pesquisa qualitativa, etnográfica e de caráter exploratório, por meio de observações em campo e aplicação de questionário ao público-alvo. Como resultado da investigação, percebeu-se que a escola, fundada em um trabalho pedagógico voltado às práticas de aprendizagem dos grupos dominantes, expecta do aluno socialmente menos privilegiado um modelo de autonomia leitora que nem sempre a própria instituição pode oferecer. Sugere-se que sejam realizadas investigações mais amplas em outros contextos educacionais de periferia e empobrecimento multidimensional.
Palavras-chave: Cultura escolar. Jogo escolar. Autonomia. Educação em periferias urbanas. Pobreza multidimensional.