LINGUÍSTICA APLICADA NOS PROGRAMAS DE PÓS GRADUAÇÃO BAIANOS:
Entre saberes e fazeres
Abstract
O presente artigo objetiva investigar o estado de arte da Linguística Aplicada nas produções realizadas nos programas acadêmicos de pós-graduação do estado da Bahia no período de 2016 a 2020. Para o estudo, investigam-se os temas e metodologias utilizadas nas produções de teses e dissertações realizadas nessa área. Com esse propósito, recorremos ao seguinte aporte teórico: Moita Lopes (2006, 2008, 2009, 2013 ); Celani (1992), (2004); Menezes (2009); Rajagopalan (2008), Signorini (2006), Calvacanti (2006), entre outros que situam o surgimento e constituição da LA e partem para discussões de uma LA crítica, indisciplinar e transdisciplinar centrada no cenário do fazer científico atual. Trata-se, pois, de uma pesquisa exploratória, de natureza qualitativa. O estudo oferece como contribuição a reflexão sobre o ponto de partida da LA no estado, o que se tem feito nos programas de pós-graduação baianos nos últimos anos e a perspectiva de que pesquisas locais no campo da LA vai muito além de temas relacionados ao ensino de línguas. Essas informações indicam caminhos possíveis de seguir avançando por outras esferas para efetivação de uma concepção de LA que considera, problematiza e busca soluções para as vozes daqueles que vivem as práticas sociais locais.