CONSTRUÇÃO DE TEXTOS COLABORATIVOS: UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA TRELLO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ARTIGO CIENTÍFICO NA 3ª SÉRIE DO ENSINO MÉDIO
Abstract
O objetivo deste artigo foi investigar como se deu o uso de forma colaborativa da ferramenta Trello na construção do artigo científico por alunos da 3ª série do ensino médio, assim como verificar por meio da utilização da referida ferramenta como os estudantes submetem à construção das etapas do artigo científico de forma colaborativa entre os componentes dos grupos trabalhados; identificar no processo de produção do texto dos estudantes a influência instrucional proposta pela professora de língua portuguesa (professora participante do estudo) na interface da ferramenta Trello. A pesquisa seguiu os pressupostos de Bortoni-Ricardo (2019), de Creswell (2021), de Lakatos e Marconi (2003) com base nos estudos interpretativistas, quali-quantitativos. Quanto aos gêneros discursivos/textuais, acostamo-nos aos preceitos de Bazerman; Hoffnagel (2007); de Xavier (2007), de Lévy (2010), acerca do texto e do hipertexto; Moran, Masetto; Behrens (2000), Kenski (2014), Matos (2020), Leffa (2006), com foco nas práticas que contribuem para o letramento digital. Como procedimentos metodológicos, investigamos a utilização da ferramenta Trello para construção do gênero textual artigo científico de forma colaborativa quando acompanhamos as etapas da produção textual de dois grupos de estudantes A e B. Para coleta e análise de dados, aplicamos dois questionários por meio do formulário Google. Os resultados colhidos permitiram-nos ver que os grupos conseguiram construir os artigos científicos, compreendendo o processo de escrita científica de forma sequenciada e colaborativa, além disso a ferramenta Trello funcionou como suporte utilizado pela professora com os estudantes participantes, potencializando o processo de desenvolvimento do letramento digital.