O PRESENCIAL, O REMOTO E O CAOS: PEREZHIVANIE DE UMA ESTUDANTE DE LETRAS
Abstract
Neste artigo, temos por objetivo analisar como uma estudante de Letras constrói narrativamente a experiência universitária de aprendizagem em um cenário de transição de ensino presencial para remoto devido à pandemia de COVID-19. O referencial teórico parte do conceito de perezhivanie (VYGOTSKY, 2019) na teoria histórico-cultural (VERESOV, 2017) em diálogo com estudos sobre a formação de professores na Linguística Aplicada. Os resultados revelam que o contexto pandêmico se apresenta intensamente como ambiente social local e mais amplo. Em termos de situação social, os eventos mais críticos foram a dificuldade de adaptação ao contexto de atividades remotas e online, as diferentes emoções sentidas pelo prolongamento do isolamento social, bem como o desejo do retorno presencial e da vida universitária. A respeito da situação social de aprendizagem, a estudante sinaliza que apesar de tantos desafios e novidades, a sua vivência ao cursar Letras não resultou na desistência do curso, ainda que tenha gerado esgotamento, mas sinalizou a tomada de consciência de como esses percalços dificultaram bastante sua trajetória universitária.