NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO:
Panorama das pesquisas com índice H ≥5 na base de dados Scopus
Abstract
A parceria entre Neurociência e a Educação é essencial para que educadores e educandos possam compreender os mecanismos que fundamentam a aprendizagem e a memória. Este estudo traz um panorama das pesquisas, realizadas nas bases de dados SCOPUS, entre os anos de 2017 e 2022, a partir dos descritores “neurociência” e “educação” no título e do indicador booleano and entre eles. Das 1657 produções disponíveis, 356 foram extraídos pelo filtro área de estudo (Neurociência). Destes, 25 trabalhos foram escolhidos pela aderência ao objetivo do estudo, ou seja, neurociência aplicada à educação e também pelo número de citações, optando-se por artigos com 5 ou mais citações. Os textos foram submetidos ao software Iramutec e foram discutidos: nuvem de palavras, classificação hierárquica descende e análise de similitude. As publicações na área de neurociências aplicada à educação têm aumentado significativamente devido o interesse de profissionais da área no aprofundamento e utilização deste estudo. Verificou-se que é possível utilizar estratégias como a aprendizagem ativa, a interdisciplinaridade, a transdisciplinaridade, a função executiva, a meditação e os processos colaborativos para minimizar as dificuldades na sala de aula.