A compreensão na avaliação da linguagem:

Uma discussão a partir da perspectiva sociocultural

Authors

DOI:

https://doi.org/10.69609/2176-8625.2024.v30.n4.a3790

Abstract

O objetivo deste artigo é, a partir da perspectiva sociocultural, analisar o conceito de compreensão que fundamenta os testes de avaliação da linguagem oral. Para levantamento dos principais testes padronizados usados no contexto brasileiro, foi realizada uma busca por pesquisas científicas nas bases de dados Medline, Scielo e Scopus. Os resultados revelam que os testes-padrão se baseiam sobremaneira em tarefas de identificação de vocábulos, avaliação de vocabulário por meio de listas de figuras, compreensão de sentenças e respostas à evocação de comandos. Conclui-se que se compreender é opor à palavra do outro uma contrapalavra, conforme Bakhtin, os testes analisados apresentam uma visão estrutural e estática da língua; isto é, não avaliam a linguagem enquanto fenômeno complexo, flexível e multifacetado.

Author Biographies

Ana Paula de Oliveira SANTANA, Universidade Federal de Santa Catarina

Fonoaudióloga, mestre e doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (Área de Concentração: Neurolinguística). Possui pós-doutorado em História Cultural pela Université de Versailles Saint-Quentin-em-Yvelines (França). É professora associada do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Santa Catarina, professora da pós-graduação em Linguística e coordenadora da pós-graduação em Fonoaudiologia da mesma universidade. É coordenadora do Grupo de Pesquisa GELCE (Grupo de Estudos em Linguagem, Cultura e Educação) e pesquisadora do NELA (Núcleo de Estudos em Linguística Aplicada). Tem experiência na área de Fonoaudiologia, Linguística e Educação com ênfase nos estudos da linguagem a partir da perspectiva sociocultural.

Rita de Cassia Fernandes SIGNOR, Universidade Federal de Santa Catarina

Rita Signor é fonoaudiológa, mestre e doutora em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina. É integrante do GELCE (Grupo de Estudos em Linguagem, Cognição e Educação) - UFSC/CNPq.

Published

2024-10-13