Projetos de letramento na educação infantil<br>Literacy projects early education<br>Proyectos de alfabetización/letramento en la educación infantil
Abstract
ResumoA antecipação obrigatória do início da educação básica a crianças de seis anos é preocupação dos pais, professores e outras pessoas interessadas, as quais veem perigo de as crianças abandonarem prematuramente suas brincadeiras e os ambientes informais de aprendizagem em razão da aprendizagem formal nas salas de aula tradicionais. Neste trabalho mostramos a falácia associada ao dogma de que a alfabetização começa apenas na sala de aula na primeira série. Apresentamos, também, vários exemplos de projetos de letramento envolvendo a comunidade, a família e a escola, desenvolvidos nos três segmentos da Educação Infantil no sistema de Educação Municipal.
Palavras Chave: projetos de letramento, Educação Infantil.
Abstract The offer of basic education to six year old children that advances the beginning of literacy programs in Brazil by one year, recently made obligatory by law, worries many parents, teachers and other interested parties, who see in such anticipation the danger of making children abandon all too soon their games and informal learning settings in favor of formal learning in traditional classrooms. This paper shows that it is a fallacy to believe that literacy starts with the formal teaching of the alphabet in first grade, and presents several examples of literacy projects involving the community, family and school settings, carried out during segments I to III of Early Education offered by the city school system: I, for 3 month babies to 2year old toddlers, II, for children between 2 and 3 years of age, and III, for children from 3 to 6 years old.
Key Words: literacy projects, Early Education.
Resumen La obligación legal de la anticipación, por un año, del inicio de la educación para niños con seis años preocupa a los padres, profesores y otros interesados, que ven el peligro de que los niños abandonen prematuramente sus juegos y otros ambientes informales de aprendizaje para empezar el aprendizaje formal en las salas de aulas tradicionales. En este trabajo mostramos la falacia asociada al dogma de que la alfabetización empieza apenas en la sala de aula en la primera serie. Presentamos también varios ejemplos de proyectos de alfabetización/letramento envolviendo la comunidad, la familia y la escuela desarrollados en los tres segmentos I a III de la Educación Infantil en el sistema de educación municipal.
Palabras clave: Educación Infantil, proyectos, lecto-escritura.