Argumentação: o poder persuasivo das embalagens de produtos

Autores/as

  • Matilde Helena ESPINDOLA

Palabras clave:

argumentação, embalagem de produtos, gênero discursivo

Resumen

Uma das dificuldades enfrentadas pelos alunos, quando solicitados a realizar atividades de leitura e produção de texto, é a capacidade de argumentar de forma consistente, competência cada vez mais exigida em vestibulares exames, concursos em geral. Motivados por essa constatação, buscamos investigar o modo de organização do discurso argumentativo em um dos gêneros que circulam em nossa sociedade e se fazem presentes na vida cotidiana de qualquer cidadão: as embalagens de produtos. Nosso objetivo mais amplo foi compreender como estes gêneros se organizam para persuadir o leitor/consumidor e, que elementos e estratégias são colocados em jogo na cena argumentativa. Para tanto empreendemos a análise de um corpus constituído de duas embalagens, tomando como referencial teórico principal a encenação argumentativa proposta por Charaudeau (2008). A investigação levou-nos a concluir que embalagens e se organizam em torno de um projeto argumentativo que envolve: a construção de uma imagem positiva do sujeito argumentante relacionada à imagem de um interlocutor ideal; uma aposta nos valores vigentes na sociedade; a valorização do intangível para criar a necessidade de consumo e uma organização em mosaico em que as partes da argumentação (nem sempre explícitas) devem ser construídas e articuladas pelo leitor/consumidor. Acreditamos que nossa investigação possa trazer contribuições para uma leitura capaz de desvendar os apelos sedutores da linguagem publicitária.

Biografía del autor/a

Matilde Helena ESPINDOLA

Possui graduação em Letras - Faculdades Integradas Teresa DAvila (1998) e mestrado em Linguística Aplicada - Universidade de Taubaté (2010). Especialista em Língua Portuguesa - UNICAMP (2011). Atualmente é professora de português e inglês - Secretaria Estadual de Educação do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Línguas Estrangeiras Modernas, atuando principalmente nos seguintes temas: leitura e produção textual, argumentação, propaganda e linguística aplicada.

Publicado

2012-03-21

Número

Sección

Artigos