REFLEXÕES SOBRE UMA ATIVIDADE DE LEITURA E DE ESCRITA EM UMA DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I
Autores/as
Sandro Luis SILVA
PUC/SP
Cirlei Izabel da Silva PAIVA
PUC/SP
Palabras clave:
leitura, projeto, ensino
Resumen
Diante das novas exigências no processo de ensino-aprendizagem, o objetivo deste texto é compartilhar um relato de experiência vivenciada a partir do desenvolvimento de um Projeto Investigativo com atividades de leitura nas séries iniciais do Ensino Fundamental, em uma escola de educação básica de uma cidade do interior do Estado de São Paulo. Esta pesquisa levou em consideração uma abordagem qualitativa, como aponta André (2000), da observação do desenvolvimento das atividades e da análise de leitura e de produção textual os sujeitos. As considerações e análise apresentadas baseiam-se nos estudos de Kleiman (1989) e Silva (2000), que evidenciam o processo cognitivo da leitura, além de Martins (2003) de Lerner (2002), (quanto à prática de projetos no Ensino Fundamental. Observou-se que ainda há carência de um embasamento teórico e de uma discussão sobre esta prática entre os docentes das séries iniciais.
Biografía del autor/a
Sandro Luis SILVA, PUC/SP
professor adjunto de língua portuguesa na diretoria de educação na Universidade Nove de Julho