O TRATAMENTO CONCEDIDO AO ENSINO DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL
Palabras clave:
Linguagem, Ensino de Línguas, Gêneros DiscursivosResumen
Na tentativa de contribuir para a concretização de uma perspectiva enunciativa no ensino de Língua Materna da Educação Profissional de modo a propiciar aos futuros profissionais condições de compreender a linguagem como atividade social e de desenvolver competências que lhes permitam acompanhar as transformações do mundo do trabalho, o presente estudo teve como objetivo investigar o real tratamento que a escola vem dispensando ao estudo de gênero nessa modalidade de ensino, averiguando, em especial, se ela vem acompanhando as transformações da esfera empresarial, área de atuação do aluno egresso de Instituição Profissionalizante. O estudo tem respaldo nos postulados bakhtinianos e defende ser um ensino discursivo aquele que parte da análise dos aspectos socio-históricos da situação, privilegiando a vontade enunciativa do locutor para, a partir daí, buscar marcas linguísticas que refletem, no texto, essas marcas da situação. Como forma de atingir o objetivo do estudo, foram analisados planos e programas de ensino, entrevistados professores e observadas aulas de Língua Materna nos cursos de Química, Edificações e Eletrônica do IFSul. Verificou-se que a concepção de língua subjacente ao ensino de Língua Materna na Instituição profissionalizante é de base instrumental e que gênero é concebido como espécie ou família de textos com características estáveis. O estudo defende a tese de que a escola só adotará uma perspectiva enunciativo-discursiva quando compreender que o gênero precisa ser visto sob a ótica da esfera da atividade, espaço de refração da realidade, e o presente estudo, como um todo, representa um passo nessa direção.