A LINGUAGEM VERBO-VISUAL E O CONTO DE FADAS: ANÁLISE DE DUAS CAPAS DE REVISTA JUVENIS

Autores/as

  • Ivan Domingos Oliveira REIS UNITAU - Universidade de Taubaté
  • Miriam Bauab PUZZO UNITAU - Universidade de Taubaté

Palabras clave:

Linguagem verbo-visual, Capa de revista, Conto de fadas

Resumen

Considerando a variabilidade de temas no mercado editorial de revistas, este trabalho se justifica em verificar como a capa da revista consegue manipular os sentidos implícitos de sua materialidade verbovisual através de seu vínculo com o texto literário. Assim, analisaram-se as capas da Revista Mundo Estranho intituladas A origem sangrenta dos contos de fadas (2010) e O lado oculto dos contos infantis (2012) que travam um diálogo, na acepção bakhtiniana do termo, com o conto de fadas e seus sentidos implícitos. Para tanto, levamos em conta os trabalhos que se referem aos conceitos de signo ideológico, enunciado concreto e gêneros discursivos a partir dos trabalhos do Círculo de Bakhtin. Ainda consideramos os conceitos que cerceiam os aspectos teórico-metodológicos da linguagem verbovisual e seus desdobramentos de sentido, bem como as teorias que se referem ao conto de fadas e suas peculiaridades. A análise dos resultados nos mostrou que a capa da revista, neste caso, consegue manipular sentidos que se vinculam à esfera do discurso literário, tencionando vozes discursivas na relação dialógica estabelecida entre a imagem, o texto e suas atitudes responsivas, consequentemente.

Biografía del autor/a

Ivan Domingos Oliveira REIS, UNITAU - Universidade de Taubaté

Graduado em Letras com habilitação em Inglês e suas respectivas Literaturas pelas Faculdades Teresa D´Ávila. É especialista em Literatura pela Universidade de Taubaté (UNITAU) e mestrando em Linguística Aplicada pela referida universidade.

Miriam Bauab PUZZO, UNITAU - Universidade de Taubaté

Professora de Língua Portuguesa no Departamento de Comunicação Social, vinculada ao curso de Mestrado em Linguística Aplicada da Universidade de Taubaté (UNITAU). Mestre em Literatura Brasileira (USP), doutora em Teoria Literária e Literatura Comparada (USP) e com Pôs-Doutorado em Linguística Aplicada (PUCSP) .

Publicado

2013-08-26

Número

Sección

Artigos