Na era de sua reprodução eletrônica, as modalidades de transmissão de textos promoveram uma revolução do suporte do texto. O espaço virtual constitui suporte para a circulação de textos como “chat”, fórum, “web-page” ou “site” pessoal, “blog” e “orkut”. O “Blog”, espécie de diário pessoal disponibilizado em rede, associado a voyeuristas “webcams” e “reality shows”, têm sido interpretados como sintomas do fim da esfera privada, determinado pela hipertrofia da homogeneização do homem contemporâneo, via redução e unificação de polissemias, sob as quais subjaz uma moral capitalista que disciplina e normaliza a sua conduta (Foucault, 1975). A redução da heterogeneidade é produzida pelo dispositivo disciplinar que explora o máximo das potencialidades de indivíduos amorfos e os transforma em sujeitos política e economicamente dóceis e produtivos, produzindo, portanto, suas identidades; daí sua positividade. O dispositivo confessional (Foucault, 1993), via extorsão da verdade, engendra a objetivação dos indivíduos. Duas parecem ser as explicações para o registro público de acontecimentos, impressões e confissões. Comprovando que a homogeneidade (leia-se identidade) pretendida pelos dispositivos não se realiza sem luta, o indivíduo também manifesta o poder de que é constituído, revelando sua singularidade. Para além dos efeitos do diário tradicional, o “blog” revela sua eficácia terapêutica: comprovando a economia da confissão, o indivíduo escreve para um leitor (leia-se confessor), ainda que virtual, para incumbir-lhe a tarefa hermenêutica da decifração da verdade sobre si, porque, embora presente na confissão (que, pletórica, transborda a si), ela só se completa naquele que a recolhe (Foucault, op. cit.: 66). Partindo do pressuposto da inextrincabilidade da constituição do sujeito e da de seu discurso e focalizando o “blog”, é ao Foucault, ontologista histórico do homem e analista dos mecanismos que transformam indivíduos em sujeitos, que se consagra este estudo.
Biografía del autor/a
Elzira Yoko UYENO, UNITAU
Graduada em Letras pela Universidade de Taubaté (1974), mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (1995) e doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Atualmente é professor assistente doutor na Universidade de Taubaté (Unitau), atuando no Programa de mestrado em Linguística Aplicada, onde leciona, orienta pesquisas e coordena o projeto de pesquisa (CNPq-Unitau) “Subjetividades e Identificações: efeitos de (d)enunciação”, e na graduação no Curso de Letras.