O MÉTODO INDUTIVO E O MATERIAL DIDÁTICO VIRTUAL: UMA APROXIMAÇÃO E UM EXPERIMENTO
Autores/as
Carlos Alberto de OLIVEIRA
UNITAU
Joel ABDALA
UNITAU
Palabras clave:
Pontuação, vírgula, material didático virtual, método indutivo
Resumen
A partir da problemática do ensino (ou não) da Gramática Normativa nas escolas,
apresenta-se aqui uma discussão e experimentos para o ensino da vírgula, explorando as
características intrínsecas do material didático virtual e do uso concomitante dos métodos
indutivo e dedutivo de ensino.
Palavras-Chave: pontuação, vírgula, material didático virtual, método indutivo
Biografía del autor/a
Carlos Alberto de OLIVEIRA, UNITAU
Possui graduação em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1976), mestradoem Linguística pela Universidade de Brasília (1983) e doutorado em Computação Aplicada peloInstituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1990). Foi professor assistente doutor doDepartamento de Ciências Sociais e Letras, e é atualmente membro do Corpo Docente doPrograma de Pós-graduação em Linguística Aplicada da Universidade de Taubaté. Seu projetode pesquisa é ‘O material didático virtual’.
Joel ABDALA, UNITAU
Graduado em Letras com habilitação em Inglês pela Faculdade Salesiana de Lorena, Mestre em
Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté. Professor de Língua Portuguesa Aplicada e
de Português Instrumental na Universidade de Taubaté, lecionou também em cursos de Pósgraduação
na área de Produção de textos.
98