SER OU NÃO SER PROFESSOR DE INGLÊS? AS TRAJETÓRIAS DE DOIS PROFESSORES (OU NÃO) RECÉM-GRADUADOS EM LETRAS PORTUGUÊS-INGLÊS
Palabras clave:
Formação de professores. Ensino-aprendizagem de inglês. Docência. Carreira.Resumen
Este artigo tem por objetivo apresentar as trajetórias profissionais de dois recém-graduados em Letras Português-Inglês, discutindo a sua entrada e permanência ou não na carreira docente. Adotando uma abordagem qualitativa e longitudinal de coleta e análise dos dados, este estudo de caso foi conduzido entre o primeiro semestre de 2010 e o segundo semestre de 2012. Foram focalizados, neste artigo, dados provenientes de entrevistas semiestruturadas gravadas em áudio. Entre as conclusões obtidas, observamos que os participantes apresentam trajetórias profissionais complexas e opostas, que sofreram influências de inúmeras variáveis, sobretudo de ordem pessoal. A profissão professor é percebida pelos participantes como carreira complexa, desgastante e com pouco prestígio e reconhecimento social e financeiro, mas muito importante na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.Descargas
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Publicado
2015-02-20
Cómo citar
PEREIRA, P. G. (2015). SER OU NÃO SER PROFESSOR DE INGLÊS? AS TRAJETÓRIAS DE DOIS PROFESSORES (OU NÃO) RECÉM-GRADUADOS EM LETRAS PORTUGUÊS-INGLÊS. Caminos En Lingüística Aplicada, 12(1), 24–46. Recuperado a partir de https://periodicos.unitau.br/caminhoslinguistica/article/view/1901
Número
Sección
Artigos