ENSINO-APRENDIZAGEM EM CONTEXTOS HÍBRIDOS: O QUE PENSAM OS ALUNOS SOBRE O USO DA TECNOLOGIA EM AULAS DE INGLÊS NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
Palabras clave:
Ensino e Aprendizagem de Inglês. Contextos Híbridos. Ensino Médio Integrado. Software EducacionalResumen
Este estudo teve como objetivo analisar as percepções de alunos do primeiro ano do Ensino Médio Técnico Integrado sobre o uso da tecnologia durante as aulas de inglês por meio de uma abordagem híbrida que combinou aulas tradicionais com a utilização de um software educacional. O estudo foi conduzido com 158 estudantes dos cursos de Agropecuária e Informática de um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Os dados foram coletados por meio de dois questionários - antes e após a utilização do software durante as aulas de Inglês. A análise qualitativa mostrou que a maior parte dos aprendizes-participantes entende que há vantagens no uso do software educacional no tocante ao aprendizado de inglês no contexto híbrido, porém não acredita em uma abordagem que utilize somente recursos tecnológicos para o aprendizado de um idioma. Além disso, os resultados também sugerem que o software utilizado neste estudo pode representar uma ferramenta tecnológica relevante no processo de ensino-aprendizagem de inglês uma vez que insere os aprendizes em uma perspectiva educacional mais moderna, condizente com as atuais demandas do mundo tecnológico.Descargas
Publicado
2015-02-20
Número
Sección
Artigos