GÊNERO DISCURSIVO: O TEXTO TEATRAL NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
Palabras clave:
Gênero discursivo. Texto teatral. Ensino-aprendizagem de língua estrangeira.Resumen
neste artigo de metapesquisa qualitativa de modalidade documental interpretativista concebe-se a linguagem como um processo de interação entre sujeitos sócio-historicamente situados, ou seja, uma linguagem que desempenha um papel primordialmente social. Neste pressuposto da linguagem e para se evitar a prática de ensino que tenha como foco meramente as acomodações de trocas linguísticas privilegia-se uma prática da Linguística Aplicada (LA) que busca contribuições para uma possibilidade de mudança no contexto de ensino-aprendizagem de uma Língua Estrangeira (LE). É evidente que a produção de sentidos compreende vários elementos que vão além dos verbais, como olhar, gestos, movimentos faciais e entonação na fala. A essas formas-padrão intrinsecamente relacionadas à vida sociocultural denominam-se gêneros discursivos e sem eles não há comunicação. Assim, consideramos o texto teatral como pertencente ao gênero teatral que comporta o escrito e o dito e é uma modalidade de uso da língua – fala. O texto teatral, por sua vez, enquadra-se, como ponto de partida, no gênero discursivo primário formado nas condições das comunicações verbal e não verbal imediatas e espontâneas. Conforme esse gênero se integra e se transforma em complexo (gênero discursivo secundário) adquire modos diversificados de referenciar os contextos linguisticamente criados na língua para favorecer a fala. Esperamos encorajar o desenvolvimento de outras metapesquisas sobre o texto teatral como mediador de língua estrangeira, buscando formas de fazer com que a teoria alcance a prática e nela se reflita.Descargas
Publicado
2016-01-29
Número
Sección
Artigos