PROFESSORES DE LÍNGUAS E A INCLUSÃO DOS SURDOS: EM BUSCA DE UMA ABORDAGEM INTERCULTURAL

Autores/as

  • Roberto César Reis da COSTA UFBA

Palabras clave:

Abordagem intercultural, Educação de surdos, Inclusão.

Resumen

RESUMO: A finalidade deste artigo é discutir a inclusão de surdos no contexto da educação brasileira, objetivando refletir sobre os caminhos e descaminhos que essa “inclusão” tem tomado e cogitar a abordagem intercultural como meio de minimizar a distância entre aluno(as) surdo(as) e professor(es) ouvinte(s). A inclusão de surdos no sistema educacional brasileiro ainda tem sido um desafio, tendo em vista que os professores ainda não tem recebido em sua formação o preparo adequado para lidar com esses alunos. Além disso, existem muitos mitos e equívocos em relação aos surdos e à surdez. A reflexão sobre a educação intercultural é o ponto de partida para se pensar a efetiva inclusão de sujeitos surdos.

Biografía del autor/a

Roberto César Reis da COSTA, UFBA

Professor Assistente no Departamento de Letras Vernáculas - UFBA.

Publicado

2016-01-29

Número

Sección

Artigos