ANÁLISE DA ORIENTAÇÃO PARA PRODUÇÃO ESCRITA DE GÊNEROS NO LIVRO DIDÁTICO
Palabras clave:
Ensino de língua materna. Livro didático. Pressupostos teórico- metodológicos. Produção de texto escrito.Resumen
Trabalhar a produção textual através dos gêneros textuais nas aulas de língua materna é ampliar as possibilidades do uso da linguagem. Assim, este artigo tem como objetivo observar se os pressupostos teóricos norteadores do ensino de língua materna, sobretudo acerca das práticas de escrita, têm sido efetivamente incorporados aos livros didáticos. Para tanto, analisa-se uma atividade de produção de texto escrito, gênero resumo escolar, da coleção Português: Linguagens em Conexão (SETTE; TRAVALHA; BARROS, 2013), indicada pelo Guia de Livros Didáticos PNLD Ensino Médio 2015. A reflexão é realizada com base no cotejamento entre as orientações sugeridas Guia e os fundamentos assumidos pela coleção. Tal reflexão sugere que os pressupostos contemporâneos começam lentamente a aparecer nos livros didáticos. Desse modo, compreende-se ainda que este estudo proporciona um debate reflexivo acerca das orientações de produção textual no livro didático, o que faz emergir debates, reflexões e problematizações que possibilitam lançar luzes à prática docente.Descargas
Publicado
2015-04-28
Número
Sección
Artigos