REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A RECONFIGURAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS NO PROGRAMA ESCREVENDO O FUTURO
Palabras clave:
Olimpíada de Língua Portuguesa, Gêneros Textuais, Sequência Didática, Formação de professoresResumen
O Programa Escrevendo o Futuro, conhecido pela realização da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLPEF), desenvolve atividades voltadas aos professores de escolas públicas brasileiras. Como pilar do Escrevendo o Futuro está o ensino da escrita com base nos gêneros textuais transposto em sequências didáticas (SD). Um dos desafios do programa é preparar o professor para o trabalho com gêneros e as SD e, esta tarefa se acentua frente à digitalização do material didático da OLPEF por meio do lançamento de seus cadernos virtuais em 2014. O presente trabalho se concentra em compreender os mecanismos de formação oferecidos pelo Programa Escrevendo o Futuro conjugando-os com as orientações presentes nos cadernos virtuais para o trabalho em sala de aula. Verificou-se que tanto as plataformas de formação da OLPEF quanto à reconfiguração de seu material passaram a exigir novos letramentos aos professores.Descargas
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Publicado
2016-01-29
Cómo citar
BARBOSA, A. C., & CALZAVARA, R. B. (2016). REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A RECONFIGURAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS NO PROGRAMA ESCREVENDO O FUTURO. Caminos En Lingüística Aplicada, 14(1), 19–42. Recuperado a partir de https://periodicos.unitau.br/caminhoslinguistica/article/view/2045
Número
Sección
Artigos