O BABALORIXÁ E O ENUNCIADOR NO RITO CANDOMBLÉ A INSTÂNCIA DE AUTOR NO CANTO DOUTRINÁRIO RELIGIOSO OGBON INÚ, AWO ALÁRÁ.

Autores

  • Ricardo CELESTINO PUCSP
  • Ramon Silva CHAVES PUCSP

Palavras-chave:

Autoria. Discurso religioso. Discurso literário. Cultura iorubá.

Resumo

Este artigo examina a instância de autor manifesta no discurso religioso Ogbon inú, awo Alárá, Grande Sacerdote de Ifá de Ajeró, da cultura iorubá e da literatura de Ifá. Integram nesse estudo reflexões acerca da religiosidade de iorubá que influenciou grande parte das tradições e costumes que originaram a cultura do Candomblé brasileiro. Por se tratar de um discurso cuja autoria é polêmica, já que faz parte da tradição oral da cultura iorubá, este artigo reflete como é construída a instância de autor em uma amostra de pesquisa que estabelece relações com os campos discursivos literário e religioso. Selecionamos como fundamentação teórica a Análise de Discurso de linha francesa, teorizada por Maingueneau, que reflete acerca da noção de autor, considerando-a como elemento interdiscursivo que tem correspondência com o sujeito enunciador. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ricardo CELESTINO, PUCSP

Doutorando PUCSP

Ramon Silva CHAVES, PUCSP

Doutorando PUCSP

Downloads

Publicado

2016-01-29

Como Citar

CELESTINO, R., & CHAVES, R. S. (2016). O BABALORIXÁ E O ENUNCIADOR NO RITO CANDOMBLÉ A INSTÂNCIA DE AUTOR NO CANTO DOUTRINÁRIO RELIGIOSO OGBON INÚ, AWO ALÁRÁ. Caminhos Em Linguística Aplicada, 14(1), 210–226. Recuperado de https://periodicos.unitau.br/caminhoslinguistica/article/view/2098

Edição

Seção

Artigos