O USO DO CHAT NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUA
Palabras clave:
Formação de professores. Tecnologia e ensino de línguas. Chat.Resumen
Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico que objetivou investigar o uso do chat como recurso tecnológico na e para a formação de professores de línguas em pré-serviço. As características desse recurso tecnológico, identificadas e abordadas ao longo desse trabalho - falta de simultaneidade dos diálogos, desorganização das mensagens postadas, dinamicidade da interação, necessidade de participação linguística, inexistência de tomada de turno e rapidez com que sucedem as mensagens, dificultaram o desenvolvimento de uma prática reflexiva e colaborativa durante a realização de uma sessão de mediação, em que se pretendia construir um contexto dialógico e interativo de ensino para reflexões sobre a experiência prática de aprendizagem virtual de língua de quatro professores-aprendizes de uma universidade pública paulista. Os resultados mostram a inviabilidade do uso do chat para os objetivos da atividade de formação, no contexto observado, e evidenciam a necessidade de se realizar outras pesquisas que abordem a utilização desse e de outros recursos tecnológicos em diferentes contextos educacionais.