O USO DO CHAT NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE LÍNGUA

Autores/as

  • Patricia Fabiana BEDRAN Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Palabras clave:

Formação de professores. Tecnologia e ensino de línguas. Chat.

Resumen

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico que objetivou investigar o uso do chat como recurso tecnológico na e para a formação de professores de línguas em pré-serviço. As características desse recurso tecnológico, identificadas e abordadas ao longo desse trabalho - falta de simultaneidade dos diálogos, desorganização das mensagens postadas, dinamicidade da interação, necessidade de participação linguística, inexistência de tomada de turno e rapidez com que sucedem as mensagens, dificultaram o desenvolvimento de uma prática reflexiva e colaborativa durante a realização de uma sessão de mediação, em que se pretendia construir um contexto dialógico e interativo de ensino para reflexões sobre a experiência prática de aprendizagem virtual de língua de quatro professores-aprendizes de uma universidade pública paulista. Os resultados mostram a inviabilidade do uso do chat para os objetivos da atividade de formação, no contexto observado, e evidenciam a necessidade de se realizar outras pesquisas que abordem a utilização desse e de outros recursos tecnológicos em diferentes contextos educacionais.

Biografía del autor/a

Patricia Fabiana BEDRAN, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Patricia Fabiana Bedran é doutora em Estudos Linguísticos, área de concentração Linguística Aplicada - Ensino e Aprendizagem de Línguas, pela Universidade Estadual Paulista, câmpus de São José do Rio Preto - SP (2012), sob a orientação da Profa Dra Maria Helena Vieira-Abrahão. Foi bolsista Fapesp e realizou período de bolsa sanduíche na Università CaFoscari, em Veneza - Itália (2011). É Mestre em Estudos Linguísticos - área de concentração: ensino e aprendizagem de línguas (2008) e licenciada em Letras - Português/Italiano (2005), pela mencionada universidade. Atuou em contextos de ensino fundamental II e superior. Atualmente, é docente do departamento de Educação da UNESP - IBILCE, São José do Rio Preto. Seus focos de interesse em pesquisa são: Comunidades de Prática, formação de professores de línguas, ensino de língua estrangeira mediado pela tecnologia, letramento digital e teoria sociocultural na formação de professores de línguas.

Publicado

2016-06-27

Número

Sección

Artigos