O LUGAR DA FALA E SEUS GÊNEROS NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores/as

  • Lucilene Bender de SOUSA IFRS

Palabras clave:

Gêneros textuais, Fala, Ensino de Língua Portuguesa.

Resumen

Neste trabalho, buscamos inicialmente refletir sobre como a fala vem sendo abordada na escola. Em seguida, apresentamos brevemente a concepção que diferentes correntes teóricas como a enunciação, os atos de fala e a sociolinguística têm sobre a fala e seu papel social, buscando assim embasamento para o ensino mais efetivo dos gêneros orais nas aulas de Língua Portuguesa. Por fim, abordamos o potencial metodológico do interacionismo para o ensino da fala e as possibilidades de trabalho com seus diferentes gêneros. Entendemos que a comunicação oral ainda é a principal forma de interação do homem na sociedade e por isso não pode ser negligenciada pela escola. 

Biografía del autor/a

Lucilene Bender de SOUSA, IFRS

Doutora em Linguística pela PUCRS com sanduíche na Universidade de Pittsburgh, Learning Research and Development Center (LRDC). Possui mestrado em Letras, área de concentração em Leitura e Cognição, e graduação em Letras Português/Inglês pela Universidade de Santa Cruz do Sul. Tem experiência na área de ensino tanto de língua materna quanto de língua estrangeira. Atualmente atua 40 horas dedicação exclusiva no IFRS. Tem como área de pesquisa a Psicolinguística, em especial aquisição da linguagem, leitura e cognição. 

Publicado

2018-01-08

Número

Sección

Artigos