ENSINO INTERCULTURAL DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NA UNILAB: OS ESTUDANTES AFRICANOS COMO DOCENTES
Palabras clave:
Ensino Intercultural, Língua Estrangeira, Interculturalidade.Resumen
O presente artigo tem como objetivo refletir sobre o ensino intercultural de línguas estrangeiras, analisando a experiência de docência de estudantes africanos da Unilab em um grupo de estudos destinado ao ensino de língua francesa para a comunidade acadêmica da instituição. Para dar conta deste objetivo, os procedimentos teórico-metodológicos adotados neste trabalho retomam, em perspectiva interdisciplinar, os postulados de Bakhtin (2002), sobre os aspectos sócio-históricos e o sobre conceito de língua em perspectiva dialógica, os estudos de Byram (1997), sobre o conceito de cultura e as relações deste conceito com a experiência de docência, e as reflexões de Irineu (2011), sobre a noção de interculturalidade e os impactos desse conceito para o processo de ensino. Metodologicamente, participamos, como aluno/observador, de 6 aulas de língua francesa, ministradas por um estudante africano da Unilab para 9 estudantes brasileiros da instituição. Após esse momento, solicitamos que o estudante/docente respondesse a um questionário sócio-histórico a partir do qual executamos as análises empreendidas. Os resultados indicaram que a ação promovida pelos estudantes africanos é produtiva e, mesmo sem terem formação acadêmica para o ensino de línguas estrangeiras, esses sujeitos desenvolvem práticas pedagógicas com ensino de língua intercultural, dialógico, sócio-histórico e interativo.Descargas
Publicado
2017-02-09
Número
Sección
Artigos