A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO CONTEXTO ESCOLAR BRASILEIRO

Autores/as

  • Fernanda Alvarenga REZENDE Universidade Federal de Uberlândia
  • Giselly de Oliveira LIMA Universidade Federal de Uberlândia

Palabras clave:

Variação. Ensino. Professor de língua materna.

Resumen

Este artigo tem por objetivo discutir, com base nos pressupostos da Linguística Aplicada e da Sociolinguística, questões pertinentes à variação e ao ensino de Língua Portuguesa, promovendo uma reflexão acerca dos diferentes usos da linguagem. A variação faz parte da língua e precisa ser respeitada. Ainda que exista uma variante padrão que é ensinada nas escolas e que está bastante associada com a escrita, é necessário entender que os dialetos não estão relacionados com o erro e, menos ainda, com prejuízos que a língua possa vir a sofrer. Portanto, não há variante melhor ou pior do que outra, mas, sim, variantes diferentes, que variam de acordo com o contexto em que são usadas.

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Publicado

2018-01-08

Cómo citar

REZENDE, F. A., & LIMA, G. de O. (2018). A VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NO CONTEXTO ESCOLAR BRASILEIRO. Caminos En Lingüística Aplicada, 18(1), 1–15. Recuperado a partir de https://periodicos.unitau.br/caminhoslinguistica/article/view/2356

Número

Sección

Artigos