FORMAS DO SUBJUNTIVO MANDATIVO NA MÍDIA IMPRESSA AMERICANA E BRITÂNICA: UMA ANÁLISE COM BASE EM USO

Autores/as

  • Fernanda Teixeira AVELAR UFMG
  • Ana Larissa Adorno Marciotto de OLIVEIRA UFMG
  • Hanna FERGUS UFMG

Palabras clave:

Modalidade. Modo subjuntivo. Língua em uso.

Resumen

Esta pesquisa tem como objetivo investigar o uso do subjuntivo mandativo na língua inglesa, por meio da análise de dados empíricos, retirados de 20 textos da mídia impressa Americana e 20 da mídia Britânica. Os textos foram retirados de dados disponíveis online. Os resultados da análise qualitativa dos textos demonstram que o subjuntivo mandativo, presente em orações subordinadas substantivas objetivas diretas, composto por verbo na forma básica, foi usado na totalidade dos textos analisados. Na mídia impressa britânica, nos textos analisados, o subjuntivo foi realizado por meio da inserção de um verbo modal, especialmente should. Esses resultados lançam luz não somente para a descrição da língua inglesa em uso, mas também para a necessidade de desenvolver materiais de ensino de inglês baseados na realidade empírica da língua, incluindo, nesse caso, a conscientização linguística do aluno sobre variação e formas de uso.

 

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Publicado

2017-09-23

Cómo citar

AVELAR, F. T., OLIVEIRA, A. L. A. M. de, & FERGUS, H. (2017). FORMAS DO SUBJUNTIVO MANDATIVO NA MÍDIA IMPRESSA AMERICANA E BRITÂNICA: UMA ANÁLISE COM BASE EM USO. Caminos En Lingüística Aplicada, 18(1), 187–200. Recuperado a partir de https://periodicos.unitau.br/caminhoslinguistica/article/view/2412

Número

Sección

Artigos