A BIDIMENSIONALIDADE DO OBJETO ARMA EM “CANÇÃO DO AMOR ARMADO” DE THIAGO DE MELLO: UMA ANÁLISE SEMIÓTICA
Palabras clave:
Semiótica. Percurso Gerativo de Sentido. Expressão. Arma. Bidimensionalidade.Resumen
O poema “Canção do Amor Armado”, de Thiago de Mello, canta a liquidação da privação do PODER-expressar-se. Ele canta ao povo e os relembra da necessidade de encontrar outra arma para defender seus direitos e assegurar seus deveres de povo mesmo diante da privação do voto direto. Uma análise semiótica, por meio do Percurso Gerativo do Sentido, criado por Greimas, foi realizada no intuito de evidenciar a bidimensionalidade do objeto “arma”. Observamos escolhas de mecanismos e de efeitos que produzem no poema um caráter de peça retórica, uma vez que procura não apenas persuadir o enunciatário a aceitar a veracidade do discurso como também instaurar nele o QUERER. Com base nesse resultado e em outros, concluímos que a bidimensionalidade do objeto em questão se deve à arma manifestar-se tanto no nível do enunciado, na forma de canto de amor armado, quanto no nível da enunciação, na forma do próprio poema, no qual a voz do povo é cantada.Descargas
Publicado
2018-01-08
Número
Sección
Artigos