RETRATOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO DISCURSO MIDIÁTICO

Autores/as

  • Míriam Martinez GUERRA Unicamp

Palabras clave:

Cultura escrita. EJA. Análise do Discurso Crítica.

Resumen

Este artigo, situado na Linguística Aplicada, pretende analisar algumas maneiras pelas quais o discurso midiático evidencia assuntos ligados à Educação de Jovens e adultos em textos socialmente circulantes. Os textos selecionados para análise se constituem notícias de jornal, fontes primárias coletadas na mídia digital, em sites que focalizam a região norte brasileira. Com o respaldo teórico da Análise do Discurso Crítica e dos Estudos de Letramento na área da Linguística Aplicada, observamos que a EJA é posicionada nos discursos dominantes como parte das metas de ações governamentais, neste contexto, o discurso midiático reproduz as vozes de outros discursos dominantes por meio do uso de palavras de ordem que remetem aos valores mercadológicos e aos processos da globalização.

Biografía del autor/a

Míriam Martinez GUERRA, Unicamp

Doutoranda pelo Instituto de Linguagens (IEL) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora na Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Publicado

2019-03-23

Número

Sección

Artigos