OS LUGARES ENUNCIATIVOS DE UM ENSINO HÍBRIDO: OS ACONTECIMENTOS DISCURSIVOS QUE SE ALTERNAM ENTRE AS MODALIDADES DE ENSINO PRESENCIAL E A DISTÂNCIA NA UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA
Palabras clave:
Educação a distância. Ensino Híbrido. Acontecimento discursivoResumen
RESUMO: A Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) oferta cursos em duas modalidades de ensino: presencial e a distância. Considerando essas modalidades como lugares enunciativos pelos quais trafegam os alunos que se matriculam em cursos da modalidade presencial, este artigo tem o objetivo de analisar a forma pela qual são atualizados acontecimentos discursivos em alunos que operam em duas posições enunciativas dentro do lugar Unisul: presencial e virtual. A metodologia adotada parte de uma pesquisa bibliográfica, através de referenciais teóricos da filosofia e da análise do discurso, oportunamente entrecruzando esses referenciais e ilustrando com materialidades discursivas obtidas em uma sala de aula a distância da disciplina de Filosofia, que reúne alunos de diversos cursos da modalidade presencial da Unisul, configurando, assim, também um estudo de caso nesta Universidade. Os resultados obtidos dão conta de uma disjunção discursiva que opera nos alunos que atualizam acontecimentos em posições-sujeitos diferentes dentro de uma mesma forma-sujeito, denominada neste artigo de Unisul. As posições-sujeitos são determinadas justamente pelas modalidades de ensino presencial e a distância que, embora regidas pelos mesmos saberes da forma-sujeito Unisul, diferem na energia potencial de significantes, essenciais para atualização de acontecimentos múltiplos e responsáveis pela disjunção discursiva que opera nos alunos.