O ENSINO REFLEXIVO DE ESCRITA EM UMA PERSPECTIVA PROCESSUAL NUMA TURMA DE 5º ANO: UM ESTUDO DE CASO
Palabras clave:
Escrita como Processo. Escrita como Trabalho. Ensino Fundamental.Resumen
Refletimos sobre o ensino e aprendizagem de escrita numa perspectiva processual, focalizando uma situação didática desenvolvida em uma turma do 5º ano do ensino fundamental de uma escola do sistema privado de ensino da Região Metropolitana de Goiânia-GO. A pesquisa se filia aos estudos sobre o ensino de língua portuguesa numa abordagem interacionista, por concebermos que a interação entre os interlocutores, o dialogismo em sala de aula, possibilita a construção de aprendizados significativos para os alunos. As concepções de escrita como trabalho e como processo fundamentam a abordagem de ensino desenvolvida. A realização deste estudo se justifica por refletir acerca dos procedimentos realizados no processo da produção de textos em busca de estratégias de ensino que contribuam para que o aluno se coloque como protagonista do seu aprendizado. Metodologicamente insere-se numa abordagem interpretativista, de cunho qualitativo, concentrando-se no estudo de um caso em particular no contexto da educação básica. No desenvolvimento da situação didática proposta, as atividades realizadas tiveram como fundamento um trabalho com as etapas do processo de produção de texto escrito. Foram atividades que promoveram a escrita como prática social, bem como a reflexão sobre o processo da escrita e sobre os textos produzidos em sala, considerando os diferentes conteúdos e procedimentos ensinados. Nesse percurso de ensino, os alunos se fizeram a cada momento bastante ativos e mais autônomos em suas reflexões e decisões sobre sua produção textual.Descargas
Publicado
2022-01-24
Número
Sección
Artigos