A (IN)VISIBILIDADE DO TRABALHO DOCENTE DURANTE A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE INGLÊS

Autores/as

  • Ewerton Batista-Duarte Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Palabras clave:

Trabalho Docente, Ensino de Línguas, Língua Inglesa

Resumen

Resumo: O presente estudo tem como tema o trabalho docente realizado por cinco professores-vencedores da Olimpíada Brasileira de Inglês (OBI), sendo um participante de cada região do Brasil. Para tanto, buscou-se identificar se houve conflitos enfrentados por esses trabalhadores durante a Olimpíada, a fim de descobrir as interpretações dos professores sobre suas equipes gestoras escolares no decorrer da competição. Os pressupostos teóricos nucleares apoiam-se em Clot (2007, 2010), Pinto (2009), Machado e Lousada (2010), Schwartz (2011) e Batista-Duarte (2016). Como instrumento para a coleta de dados, foi utilizado um questionário para investigar se os professores foram auxiliados por suas equipes gestoras durante a Olimpíada. Na análise das informações obtidas, constatou-se que os professores vencedores não tiveram o apoio desejado de suas equipes gestoras durante o evento. Conclui-se que os docentes se sentiram desamparados durante o concurso linguístico-cultural, tornando-se invisíveis no desenvolvimento de suas atividades profissionais. 

Palavras-chave: Trabalho docente. Olimpíada Brasileira de Inglês. Gestão escolar. Invisibilidade. 


Biografía del autor/a

Ewerton Batista-Duarte, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Possui graduação em Letras pela Universidade Paulista, especialização em Literatura Inglesa e Norte-americana pelo Centro Universitário Claretiano (Ceuclar), especialização em Gestão Escolar pela Universidade de São Paulo (USP) e mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté (Unitau). É doutorando, com bolsa CAPES, no Programa de Estudos Pós-Graduados em Literatura e Crítica Literária (PEPG-LCL), da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), em parceria com a University of Lagos, na Nigéria. Tem experiência como professor de inglês na Educação Básica; em programas de intercâmbio com estudantes do Ensino Médio; em projetos internacionais com professores da África do Sul e Rússia e no Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), do Ministério da Educação (MEC), tendo atuado como avaliador de obras didáticas inseridas na área de Língua Inglesa. Foi vencedor da Olimpíada Brasileira de Inglês em 2019 e 2020. Atualmente, é membro do Grupo de Pesquisa “Literaturas e Ancestralidades Negras” (LAN), vinculado ao PEPG-LCL, da PUC-SP.


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Publicado

2022-07-31

Número

Sección

Artigos