A (IN)VISIBILIDADE DO TRABALHO DOCENTE DURANTE A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE INGLÊS
Palabras clave:
Trabalho Docente, Ensino de Línguas, Língua InglesaResumen
Resumo: O presente estudo tem como tema o trabalho docente realizado por cinco professores-vencedores da Olimpíada Brasileira de Inglês (OBI), sendo um participante de cada região do Brasil. Para tanto, buscou-se identificar se houve conflitos enfrentados por esses trabalhadores durante a Olimpíada, a fim de descobrir as interpretações dos professores sobre suas equipes gestoras escolares no decorrer da competição. Os pressupostos teóricos nucleares apoiam-se em Clot (2007, 2010), Pinto (2009), Machado e Lousada (2010), Schwartz (2011) e Batista-Duarte (2016). Como instrumento para a coleta de dados, foi utilizado um questionário para investigar se os professores foram auxiliados por suas equipes gestoras durante a Olimpíada. Na análise das informações obtidas, constatou-se que os professores vencedores não tiveram o apoio desejado de suas equipes gestoras durante o evento. Conclui-se que os docentes se sentiram desamparados durante o concurso linguístico-cultural, tornando-se invisíveis no desenvolvimento de suas atividades profissionais.
Palavras-chave: Trabalho docente. Olimpíada Brasileira de Inglês. Gestão escolar. Invisibilidade.