A IMPORTÂNCIA DE DISCIPLINAS SOBRE TECNOLOGIA NOS CURRÍCULOS DOS CURSOS DE LICENCIATURA
Palabras clave:
Formação inicial de professores, Letramento digital, Plano nacional de educação.Resumen
Este artigo tem por objetivo refletir sobre como as universidades estão formando professores para a cibercultura nos cursos de licenciatura, especificamente nos cursos de Letras de duas universidades públicas do estado do Ceará. Para este trabalho, foram analisados os currículos dos referidos cursos dessas universidades, observando a existência ou não de disciplinas específicas envolvendo ensino e tecnologia. A partir de um estudo documental, em que destacamos o Plano Nacional de Educação 2014-2024, discursamos sobre a necessidade de se formar profissionais da educação para o meio virtual e tecnológico, com o intuito de demonstrar a problemática de uma formação insatisfatória nesse aspecto. Os resultados apontam que o ensino voltado para o uso das tecnologias de informação e comunicação ainda não é uma realidade palpável, organizada e bem articulada dentro da esfera acadêmica, o que sinaliza uma preocupação, dada a importância dessa formação para a atuação profissional dos futuros professores.