A criação, implementação e análise de uma WebQuest para o ensino e a aprendizagem de língua espanhola na Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.69609/2176-8625.2024.v30.n4.a3463Resumen
A WebQuest (WQ) consiste em uma metodologia de cunho investigativo, cujo objetivo é transformar informações coletadas na internet em conhecimento, por meio de tarefas a serem realizadas. Assim, objetivamos neste trabalho demonstrar como foi criada, implementada e analisada uma WQ para o ensino e a aprendizagem de Língua Espanhola como Língua Adicional no contexto da Educação Básica. Para isso, realizamos uma pesquisa de cunho qualitativo em uma turma de 3º ano do Ensino Médio, de uma escola pública de Santana do Livramento – Rio Grande do Sul, a partir dos pressupostos teóricos da pesquisa-ação (TRIPP, 2015) e, para coleta de dados, utilizamos questionários e notas de campo. Além disso, para embasar a pesquisa, partimos das concepções de WQ de Dodge (1995) e Barato (2004), bem como das ideias da Pedagogia de Projetos (PP) de Leite (1996) e a Teoria Sociointeracionista de Vygotsky (1970). Dessa maneira, pudemos observar que a metodologia contribuiu de maneira significativa nas aulas, não só ao promover o engajamento por parte dos alunos, mas também a aprendizagem da língua e discussões pertinentes ao tema trabalhado.
Palavras-Chave: WebQuest. Ensino e aprendizagem de Língua Espanhola. Língua Adicional. Educação Básica.