A criação, implementação e análise de uma WebQuest para o ensino e a aprendizagem de língua espanhola na Educação Básica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.69609/2176-8625.2024.v30.n4.a3463

Resumen

A WebQuest (WQ) consiste em uma metodologia de cunho investigativo, cujo objetivo é transformar informações coletadas na internet em conhecimento, por meio de tarefas a serem realizadas. Assim, objetivamos neste trabalho demonstrar como foi criada, implementada e analisada uma WQ para o ensino e a aprendizagem de Língua Espanhola como Língua Adicional no contexto da Educação Básica. Para isso, realizamos uma pesquisa de cunho qualitativo em uma turma de 3º ano do Ensino Médio, de uma escola pública de Santana do Livramento – Rio Grande do Sul, a partir dos pressupostos teóricos da pesquisa-ação (TRIPP, 2015) e, para coleta de dados, utilizamos questionários e notas de campo. Além disso, para embasar a pesquisa, partimos das concepções de WQ de Dodge (1995) e Barato (2004), bem como das ideias da Pedagogia de Projetos (PP) de Leite (1996) e a Teoria Sociointeracionista de Vygotsky (1970). Dessa maneira, pudemos observar que a metodologia contribuiu de maneira significativa nas aulas, não só ao promover o engajamento por parte dos alunos, mas também a aprendizagem da língua e discussões pertinentes ao tema trabalhado.

Palavras-Chave: WebQuest. Ensino e aprendizagem de Língua Espanhola. Língua Adicional. Educação Básica.

Biografía del autor/a

Bruno Ramires ZILLI, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologias Sul-rio-grandense

Licenciado em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Mestre em Tecnologias Educacionais em Rede pelo Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede da UFSM. É professor de Língua Espanhola e Pedagogo da Rede Municipal de Ensino de Santana do Livramento –RS, bem como professor Tutor no curso de Letras-Lic. Hab. em Língua Espanhola e Literaturas de Língua Espanhola da UFSM/UAB/EAD.

Marcus Vinícius Liessem FONTANA, Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Cerro Largo

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Maria (2015). Mestre em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas (2009), com bolsa fornecida pela CAPES. Licenciado em Língua Espanhola e Literaturas pela Universidade Federal de Pelotas (2006). Realizou estágio pós-doutoral em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas com pesquisa sobre LMOOC sob supervisão do professor Vilson Leffa (2017). É Professor Adjunto da Universidade Federal da Fronteira Sul desde 2020, onde ingressou por processo de redistribuição e atua no Curso de Licenciatura em Português e Espanhol. De 2009 a 2020 foi professor da Universidade Federal de Santa Maria, onde atuou nos cursos de Licenciatura em Espanhol presencial e EaD. Orienta projetos de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede da UFSM. É líder do POLIFONIA (Grupo de Pesquisas em Políticas Linguísticas, Formação de Professores e Novas Tecnologias para o Ensino de Línguas), registrado no diretório de grupos do CNPq. Coordena o projeto INOVA-LETRAS: TECNOLOGIAS DIGITAIS E ENSINO DE LÍNGUAS e participa do projeto FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS NA CONTEMPORANEIDADE. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Espanhola, Linguística Aplicada, Linguística Aplicada Crítica, Políticas LInguísticas, Tecnologias na Educação, Educação a Distância e Tecnologias Inclusivas para Pessoas com Deficiência Visual.

Publicado

2024-10-13