TRABALHO COM A INFORMAÇÃO EM SALA DE AULA:
Contribuições para o processo de ensino e aprendizagem
Resumen
Este artigo foi desenvolvido a partir de uma pesquisa de doutorado realizada com uma turma de terceiro ano de Ensino Médio de uma escola pública, cuja pergunta de pesquisa é: Como se efetiva o uso de informações na construção da argumentação em gêneros textuais argumentativos escritos escolares?. A base teórica é constituída pela Linguística do Texto, em especial à informatividade, Beaugrande e Dressler (1981); Teoria da Argumentação, Perelman e Olbrechts-Tyteca (2014); perspectiva sociointeracionista de ensino e contribuições bakhtinianas. A Pesquisa-Ação, Burns (2010) e Thiollent (2011), configurou a metodologia de pesquisa basilar, à qual articulamos: o Desenvolvimento Profissional Corresponsável, a perspectiva de trabalho com gêneros textuais, a sequência didática e a pergunta problematizadora. Produções textuais de dois participantes de pesquisa compõem o corpus de análise. Dentre os resultados, destacamos que a adesão dos participantes de pesquisa ao enquadramento proposto conferiu-lhes o desenvolvimento de habilidades de escrita argumentativa a partir do uso de informações, envolvendo busca, seleção, apresentação e interpretação. Na esfera conclusiva, destacamos que este estudo propicia o entendimento do percurso de investigação até o alcance e proposição de uma contribuição metodológica, com base na informatividade, para o ensino do texto em sala de aula.