BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC):

Aproximações e afastamentos da perspectiva de prática de análise linguística

Autores/as

  • Elisangela Krum de SOUZA Universidade Federal de Santa Catarina

Resumen

O presente artigo tem por objetivo discutir a abordagem do eixo análise linguística (AL), na Base Nacional Comum Curricular de Língua Portuguesa-BNCC/EFII, no sentido de investigar o alinhamento (ou não) aos estudos contemporâneos na área, a fim de criar inteligibilidades para os leitores potenciais, em especial o professor. Para tanto, foi realizada análise do eixo AL, nas quatro versões do documento, seguida de mapeamento das orientações teórico-metodológicas na introdução do componente e das habilidades que refletem (ou não) a abordagem de AL, na versão final. A pesquisa fundamenta-se nos pressupostos do Círculo de Bakhtin e nos estudos contemporâneos da Linguística Aplicada. Os resultados da análise apontam aproximação à prática de AL, quando esta se apresenta articulada aos eixos de leitura e produção textual, no interior dos campos de atuação, e afastamento, quando a organização do documento isola todo o eixo e organiza os conteúdos cumulativamente.

Palavras-chave: BNCC. Ensino de língua portuguesa. Análise linguística.

Publicado

2024-03-06