A COMPREENSÃO DE METÁFORAS POR ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA DE ALTO FUNCIONAMENTO
Resumen
Este estudo investiga a compreensão de metáforas por estudantes com Transtorno do Espectro Autista de Alto Funcionamento (TEAAF), com o objetivo de desenvolver e refletir sobre estratégias inclusivas e eficazes de ensino. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) pode acometer a comunicação e a interação social, mas indivíduos com TEAAF, em geral, têm habilidades linguísticas desenvolvidas. A abordagem da Linguística Cognitiva é utilizada para entender como pessoas com TEAAF processam a linguagem de maneira diferente e adaptar a comunicação às suas necessidades. Os conceitos de espaços mentais, domínios e projeções são fundamentais nessa abordagem. Os espaços mentais são domínios cognitivos que representam conceitos e são conectados por projeções, permitindo o entendimento de metáforas. A teoria da mesclagem explica como o pensamento humano funciona e é aplicada em várias áreas. O estudo destaca a importância da compreensão da metáfora para o desenvolvimento da linguagem e da comunicação em alunos com TEAAF. Sugere-se um trajeto para promover a compreensão da metáfora que é dividido em sete momentos, incluindo a consideração do contexto, ativação de espaços mentais e projeção de contrapartes. Aponta-se que alunos com TEAAF podem ter dificuldades nesse processo devido às limitações no uso de projeções interdomínios. Recomenda-se o uso de estratégias pedagógicas adaptadas, com exemplos concretos e linguagem clara, evitando metáforas descontextualizadas da realidade do estudante. Mediante o estudo, denota-se que a Linguística Cognitiva desempenha um papel importante no ensino-aprendizagem de alunos com TEAAF.