A COMPREENSÃO DE METÁFORAS POR ESTUDANTES COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA DE ALTO FUNCIONAMENTO

Autores/as

Resumen

Este estudo investiga a compreensão de metáforas por estudantes com Transtorno do Espectro Autista de Alto Funcionamento (TEAAF), com o objetivo de desenvolver e refletir sobre estratégias inclusivas e eficazes de ensino. O Transtorno do Espectro Autista (TEA) pode acometer a comunicação e a interação social, mas indivíduos com TEAAF, em geral, têm habilidades linguísticas desenvolvidas. A abordagem da Linguística Cognitiva é utilizada para entender como pessoas com TEAAF processam a linguagem de maneira diferente e adaptar a comunicação às suas necessidades. Os conceitos de espaços mentais, domínios e projeções são fundamentais nessa abordagem. Os espaços mentais são domínios cognitivos que representam conceitos e são conectados por projeções, permitindo o entendimento de metáforas. A teoria da mesclagem explica como o pensamento humano funciona e é aplicada em várias áreas. O estudo destaca a importância da compreensão da metáfora para o desenvolvimento da linguagem e da comunicação em alunos com TEAAF. Sugere-se um trajeto para promover a compreensão da metáfora que é dividido em sete momentos, incluindo a consideração do contexto, ativação de espaços mentais e projeção de contrapartes. Aponta-se que alunos com TEAAF podem ter dificuldades nesse processo devido às limitações no uso de projeções interdomínios. Recomenda-se o uso de estratégias pedagógicas adaptadas, com exemplos concretos e linguagem clara, evitando metáforas descontextualizadas da realidade do estudante. Mediante o estudo, denota-se que a Linguística Cognitiva desempenha um papel importante no ensino-aprendizagem de alunos com TEAAF.

Biografía del autor/a

Vanessa Suzani da Silva BANDEIRA, Prefeitura Municipal de Sapiranga

Possuo magistério pelo Instituto Estadual de Educação Sapiranga (IEES) e graduação em Letras Português/ Inglês pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)(2012). Tenho experiência na área de Educação, com ênfase em Educação para a Diversidade, Educação Especial e Alfabetização. Sou Pós- graduada pela UFRGS em Educação para a Diversidade (2014) e Especialização em Atendimento Educacional Especializado pela UERGS (2019). Concluí o mestrado em Linguística Aplicada na Unisinos em 2020. Durante três anos, fui orientadora de estudos do PNAIC- Plano de Educação de Alfabetização na Idade Certa na capacitação das alfabetizadoras no município onde trabalho, Sapiranga. Esse programa de alfabetização oportunizou cursos de extensão pela UFPEL e UFRGS. Possuo Curso de Extensão- Dislexia: causas e consequências pela UFMG com culminância no IV congresso Brasileiro de Neurovisão, em 2016. Em 2017, orientei um grupo de estudantes com deficiência intelectual, cuja pesquisa conquistou o primeiro lugar na Mostratec-Júnior, Liberato- RS. No ano de 2019, realizei apresentação de trabalhos sobre a temática deficiência, linguagem e sala de recurso multifuncional no VI Encontro Internacional do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD), no SIMELP-Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa respectivamente; e no 7º Sul Letras e VII ENALLI - VII Encontro Nacional de Língua e Literatura. Faço parte do grupo de pesquisa Falescbras- Fala, Escrita e Libras da Unisinos, registrado no Cnpq como Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem: relações entre fala e escrita. Nosso grupo de pesquisa está atuando no projeto Redes Colaborativas de Potencialização de Desenvolvimento: linguagem, tecnologia e diferenças pelo edital Proedu Fapergs/ 2021, coordenado pela professora Dr. Cátia de Azevedo Fronza com vista a formação de professores da educação básica. Esse projeto de pesquisa tem previsão de dois anos, de final de 2021 a final de 2023. Em 2021, tive a publicação de um capítulo do livro de nosso grupo de pesquisa, intitulado: "Conexões com a escola que transforma: linguagem, inclusão e diferença" ( versão impressa:ISBN: 978-65-89312-31-4 e versão e-book: 978-65-89312-35-2). Em 2023, publiquei um artigo na revista Fórum Linguístico (ISSNe 1984-8412), junto a minha orientadora e uma colega de pesquisa, intitulado: Potencialidades de alfabetização e (multi)letramentos: proposições e perspectivas (v. 20 n. 1 (7/2/2023). Sobre minha experiência como professora: trabalhei um ano na Educação Infantil, três anos nos anos finais do Ensino Fundamental, lecionando Português e Inglês. No município onde sou concursada atualmente, Sapiranga, trabalhei dezesseis anos no Centro Municipal de Educação Ayrton Senna- U. E. F.: nove anos no ciclo de alfabetização e seis anos na sala de recurso multifuncional no atendimento educacional especializado. No momento, atuo pelo segundo ano com duas turmas de segundo ano dos anos iniciais do ensino fundamental. Atuo também, na formação de professores com foco na alfabetização, inclusão e diversidade de maneira autônoma e como credenciada do SESI- RS( formadora de professores e produtora de conteúdo digital para elaboração de atividades didáticas gamificadas).

Isaías dos Santos ILDEBRAND, UFRGS

Doutorando. Mestre em Linguística Aplicada pela UNISINOS. Professor Mediador no curso de Pedagogia Bilíngue (INES/UFRGS), Professor de Atendimento Educacional Especializado e da Sala de Recursos Multifuncionais, Neuropsicopedagogo e Tradutor e Intérprete de Língua Brasileira de Sinais. Integra os grupos de pesquisas Desenvolvimento Humano e Relações Interpessoais coordenado pela Drª Luciana Karine de Souza, Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem: relações entre fala e escrita coordenado pela Drª Cátia de Azevedo Fronza e o Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação de Surdos (GIPES) coordenado pela Drª Lodenir Becker Karnopp. Interesses nas áreas: Linguística Aplicada, Psicologia, Ensino, Educação Especial e Inclusiva, Estudos Surdos, Aquisição da Linguagem, Alfabetização e Letramento, Práticas de Ensino e Aprendizagem.

Publicado

2024-03-06