LULA VAI PERSEGUIR CRISTÃOS?

MANIPULAÇÃO DISCURSIVA E DESINFORMAÇÃO EM FAKE NEWS NAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DE 2022

Autores/as

Resumen

Objetivamos, neste estudo, analisar as interfaces entre discurso, abuso de poder e dominação na informação falsa (re)produzida, sobretudo, nas eleições de 2022, contra o então candidato e atual presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, acusado de ter como plano de governo perseguir os cristãos. Nosso corpus de análise é uma postagem nas redes sociais do então candidato, reeleito deputado estadual, Gil Diniz (PL-SP), que apresenta um recorte de fala de Lula defendendo o estado laico e criticando líderes religiosos que propagam mentiras. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter interpretativista, ancorada nos seguintes aportes teórico-metodológicos: (i) abordagem sociocognitiva dos Estudos Críticos do Discurso (ECD) e (ii) interlocuções com a Comunicação, discutindo, especificamente, as categorias desinformação e fake news. Não sendo a informação veiculada na postagem de Diniz coerente com o histórico político de Lula nem com suas atuais propostas de governo apresentadas no período eleitoral de 2022, os dados analisados revelam que o discurso do deputado (re)produz desinformação, com objetivo de manipular modelos mentais dos interlocutores, sobretudo de evangélicos, influenciando-os a não votarem em Lula. As operações de linguagem mobilizadas, por tentarem falsear a verdade dos fatos e por maleficiar o processo eleitoral transparente, configura manipulação discursiva que visa a dominação social na disputa eleitoral em tela, sendo, portanto, uma forma de (re)produção discursiva de abuso de poder, ação ilegítima que deve ser combatida no Estado Democrático de Direito.

Biografía del autor/a

Marildo de Oliveira LOPES, Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC-BA)

Doutor em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Linguística pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Especialista em Língua Inglesa. Especialista em Psicopedagogia Institucional. Graduado em Letras, com habilitação em Português e Inglês e respectivas literaturas. Também é Graduado em Filosofia, Pedagogia e Artes Visuais. Atualmente, é Professor da Educação Básica pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC-BA). 

Luiz Guilherme de Brito ARDUINO, Universidade Anhembi Morumbi (UAM) / Centro Universitário Senac

Doutorando em Design pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté (UNITAU), especialista em Comunicação, Semiótica e Linguagens Visuais, pelo Centro Universitário Braz Cubas Educação e graduado em Publicidade e Propaganda pela Universidade de Taubaté (UNITAU). Bolsista PROSUP/CAPES/ PPG Design da Universidade Anhembi Morumbi. É professor no Centro Universitário Senac nos cursos na área de Gestão e Negócios. É membro do Grupo de Pesquisa em Arte e Design: algumas confluências e tensões históricas pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM), do Grupo de Pesquisa em Linguagens, conteúdos educacionais e mídias contemporâneas e do Grupo de Estudos Críticos do Discurso, ambos pela Universidade de Taubaté. Currículo


Publicado

2024-02-04 — Actualizado el 2024-02-08