Novas práticas de linguagem no trabalho docente:
Tecnologias e multilinguagens
DOI:
https://doi.org/10.69609/2176-8625.2024.v30.n4.a3802Resumen
Este artigo trata de um estudo sobre tecnologias e novas práticas de linguagens na comunicação docente. O interesse neste tema é relevante, pois as tecnologias digitais se estenderam a várias tarefas humanas atualmente e estão também no processo de ensino e aprendizagem. Esta discussão fundamenta-se em estudos da linguagem, Multilinguagens e Educomunicação, além de contribuições teóricas sobre a educação profissional. Este trabalho tem como objetivos, discutir o papel das tecnologias digitais no processo de comunicação docente; e descrever novas práticas de linguagem e multilinguagens no processo de ensino e aprendizagem na educação profissional. A metodologia adotada nesta pesquisa, de abordagem qualitativa, trata da descrição e análise das multilinguagens de uma atividade proposta, durante o período de desenvolvimento de estudos sobre formação docente, educação profissional e tecnológica em um curso sobre Linguagem e práticas em educação profissional, em um programa de mestrado profissional. Verificou-se que, segundo o docente, no processo de ensino e aprendizagem, são geradas novas práticas e saberes decorrentes da aplicação das novas tecnologias.