Novas práticas de linguagem no trabalho docente:

Tecnologias e multilinguagens

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.69609/2176-8625.2024.v30.n4.a3802

Resumen

Este artigo trata de um estudo sobre tecnologias e novas práticas de linguagens na comunicação docente. O interesse neste tema é relevante, pois as tecnologias digitais se estenderam a várias tarefas humanas atualmente e estão também no processo de ensino e aprendizagem. Esta discussão fundamenta-se em estudos da linguagem, Multilinguagens e Educomunicação, além de contribuições teóricas sobre a educação profissional. Este trabalho tem como objetivos, discutir o papel das tecnologias digitais no processo de comunicação docente; e descrever novas práticas de linguagem e multilinguagens no processo de ensino e aprendizagem na educação profissional. A metodologia adotada nesta pesquisa, de abordagem qualitativa, trata da descrição e análise das multilinguagens de uma atividade proposta, durante o período de desenvolvimento de estudos sobre formação docente, educação profissional e tecnológica em um curso sobre Linguagem e práticas em educação profissional, em um programa de mestrado profissional. Verificou-se que, segundo o docente, no processo de ensino e aprendizagem, são geradas novas práticas e saberes decorrentes da aplicação das novas tecnologias.

Biografía del autor/a

Rosália Maria Netto PRADOS, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETEPS

Doutora em Semiótica e Linguística Geral, pela Universidade de São Paulo (USP); pós-doutorado em Ciência da Comunicação, pela ECA-USP; professora pesquisadora do programa de pós-graduação, mestrado em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, na linha Formação do Formador.

Rodrigo Avella RAMIREZ, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETEPS

Doutor em Educação, Arte e História da Cultura, pela Universidade Mackenzie-SP; professor pesquisador no programa de pós-graduação, mestrado Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, na linha Formação do Formador.

Fernanda CASTILHO, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS)

Doutora em Comunicação pela Universidade de Coimbra (Portugal) (bolsa Capes-exterior); e pós-doutora pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP); professora e pesquisadora no programa de pós-graduação, mestrado em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), na linha Formação do Formador.

Denise Maria MARTINS, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETEPS

Doutora em Administração, pela Universidade de São Caetano do Sul (USCS-SP), com foco em gestão de redes interorganizacionais; professora pesquisadora do programa de pós-graduação, mestrado em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional, do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza (CEETEPS), na linha Políticas, Gestão e Avaliação.

Publicado

2024-10-13