A COMPREENSÃO DAS MÚLTIPLAS DIMENSÕES DA INDISCIPLINA NA ESCOLA: A NECESSIDADE DE ENTENDER OS PROBLEMAS PARA VENCÊ-LOS
Autores
Elisabeth Ramos da SILVA
UNITAU
Maria José Milharezi ABUD
UNITAU
Palavras-chave:
, Formação docente. Cognição e afetividade. Indisciplina
Resumo
Este texto diz respeito a uma pesquisa realizada com professores de língua portuguesa do ensino fundamental e médio, os quais frequentavam um curso voltado à educação continuada. O objetivo foi investigar como os professores definem a indisciplina na escola, pois a compreensão dos múltiplos aspectos que configuram esse problema poderá suscitar as atitudes adequadas para vencê-lo. Inicialmente, este trabalho apresenta as reflexões de pesquisadores que estão atentos a essa questão, as quais podem elucidar as várias dimensões que o conceito indisciplina pode comportar. O corpus da pesquisa consistiu nas definições por escrito dos docentes entrevistados acerca do significado do termo indisciplina. Os enunciados colhidos foram analisados segundo os constructos da Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2010). As análises sinalizaram que normalmente os problemas indisciplinares são entendidos pelos professores como comportamentos exclusivos dos alunos, ainda que sejam decorrentes da família. Por esse prisma, o professor se isenta da tarefa de engendrar estratégias que possibilitem cultivar atitudes adequadas ao convívio coletivo. Além disso, uma vez que, segundo os pesquisadores, o aluno não costuma acatar as regras que ele considera injustas, caberia à escola explicar o teor das normas instituídas e a necessidade destas serem obedecidas por todos, proporcionando, assim, a legitimidade das regras e a harmonia entre os alunos.