EMOÇÕES, CRENÇAS E IDENTIDADES NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE INGLÊS
Autores
Rodrigo Camargo ARAGÃO
Universidade Estadual de Santa Cruz
Roselma Vieira CAJAZEIRA
UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz
Palavras-chave:
Identidade. Formação de professores. Crenças e Emoções.
Resumo
Crenças, emoções e identidades são fenômenos interligados que podem ser distinguidos em processo de reflexão de professores diante do desafio de ensinar e aprender inglês (BARCELOS, 2007, 2013, 2015; XXXX, 2010, 2011, 2014). A meta neste artigo é investigar a relação entre crenças, emoções e identidades no processo de formação de professores de inglês. Por meio de narrativas quatro professores de inglês, estudantes do Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR), ao refletir sobre suas experiências têm a oportunidade de identificar e distinguir suas crenças, emoções e identidades. Ao fazê-lo, os professores podem elaborar mecanismos que expliquem seu processo de ensino/aprendizagem e dar sentido às suas experiências (XXXXXX, 2011; 2014). Os resultados apontam que os professores foram capazes de reconhecer as suas limitações, seus desafios e as crenças sobre o que é ser professor, ensinar e aprender inglês nas escolas e como estas se relacionam a suas emoções e identidades. Ainda, ao distinguirem suas emoções e crenças, os professores projetaram identidades que indicam possíveis mudanças profissionais a partir do processo vivido no curso do PARFOR.