CARNAVALIZANDO A MATEMÁTICA: O DIÁLOGO ENTRE ÁREAS

Autores

  • MARIA PENHA CASADO ALVES UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
  • Franceliza Monteiro DANTAS Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA)

Palavras-chave:

Linguística Aplicada, Língua Materna, Matemática, Aritmética, Carnavalização.

Resumo

O ensino de matemática, embora com todos os investimentos e mudanças implementados nos últimos anos, ainda se apresenta descontextualizado, fragmentado e sem estabelecer relações com outras áreas de conhecimento. Dessa forma, neste artigo, objetivamos fazer uma breve reflexão teórica sobre a relação entre Língua Materna e Matemática permeada pela Carnavalização – de acordo com a teoria bakhtiniana – segundo a qual, o carnaval não sendo um fenômeno literário, mas uma cosmovisão em que se destaca o riso e a alegria, e que pode ter seus conceitos transferidos à matemática por meio de personagens engraçados como a boneca Emília de Monteiro Lobato. Como percurso metodológico, exploraremos o conteúdo matemático da Aritmética, a partir da obra Aritmética da Emília (LOBATO, 1935), observando as marcas da carnavalização presentes na obra e as contribuições que as teorias bakhtinianas, associadas quase sempre à Língua Materna, podem trazer para um ensino de Matemática mais consistente, significativo e interdisciplinar. Nosso embasamento teórico se reportará às obras de Bakhtin (2010a; 2010b), de Ponzio (2011), de Lopes (2006), de Abramovich (2006); de D’Ambrósio (1986), de Machado (2001), de Smole e Diniz (2001), de Devlin (2004) e de outros autores que versam sobre o tema. As reflexões aqui apresentadas apontam para uma pesquisa em fase inicial que se enquadra na área da Linguística Aplicada, justamente pelo perfil interdisciplinar que esta apresenta. (Observatório da Educação - Capes/INEP. Ed. 038-2010. Grupo de Pesquisas CONTAR - UFRN - PPGED/PPGEL/PPGECNM - Propesq).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

MARIA PENHA CASADO ALVES, UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

PROFESSORA ASSOCIADA DO DEPARTAMENTO DE LETRAS DA UFRN E DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ESTUDS DA LINGUAGEM E COORDENADORA NACIONAL DO PROFLETRAS.

Franceliza Monteiro DANTAS, Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA)

Mestra em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN/PPGECNM. Faz parte do quadro Técnico Administrativo da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA).

Downloads

Publicado

2016-07-27

Edição

Seção

Artigos