VARIAÇÃO NA CONCORDÂNCIA VERBAL NO FALAR DE FORTALEZA – CE: A INFLUÊNCIA DE FATORES SOCIAIS

Autores

  • Maria Lidiane de Sousa PEREIRA Universidade Estadual do Ceará
  • Aluiza Alves de ARAÚJO Universidade Estadual do Ceará

Palavras-chave:

Concordância Verbal. Variação. Falar de Fortaleza. Sociolinguística.

Resumo

Neste estudo, observamos a influência de fatores sociais sobre a ausência/presença de concordância verbal (CV) com sujeito na 3ª pessoa do plural (3PP) no falar da cidade de Fortaleza – CE. Para isso, testamos a atuação do sexo, da faixa etária e da escolaridade. Os dados analisados são provenientes de 72 entrevistas sociolinguísticas extraídas do acervo sonoro do Projeto Norma Oral do Português Popular de Fortaleza (NORPOFOR). Para a realização deste trabalho, tomamos como aporte teórico-metodológico os pressupostos da sociolinguística variacionista (WEINREICH; LABOV; HERZOG, 2006; LABOV, 1994, 2006, 2008) e, para a análise estatística dos dados, utilizamos o programa Goldvarb X (SANKOFF; TAGLIAMONTE; SMITH, 2005). Em um total de 3.489 ocorrências do fenômeno em estudo, vimos que 65,4% corresponde ao uso da CV com a 3PP, enquanto que 34,6% das ocorrências refere-se à ausência de CV. De igual modo, descobrimos que os fatores sociais que condicionam a ausência de CV com a 3PP na amostra de fala analisada são, nesta mesma ordem de relevância: a escolaridade (falantes com 0-4 anos e falantes com 5-8 anos), a faixa etária (falantes com mais de 50 anos) e o sexo (mulheres). Esses resultados indicam, portanto, que no falar dos fortalezenses, a variante com marcas de CV tende a ser a mais usada. Constatamos também que a ausência de CV figura como uma forma estigmatizada sem indícios de estar tomando o lugar da variante com marcas de CV na capital cearense.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Lidiane de Sousa PEREIRA, Universidade Estadual do Ceará

Doutoranda e mestre em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Aluiza Alves de ARAÚJO, Universidade Estadual do Ceará

Professora doutora do curso de graduação em Letras e do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará.

Downloads

Publicado

2018-01-08

Edição

Seção

Artigos