A UNIDADE DIDÁTICA E SEUS OBJETOS DE ENSINO - DESLOCAMENTOS AO LONGO DAS DÉCADAS
Palavras-chave:
Linguagem, Formação de Professores, Gêneros DiscursivosResumo
Na tentativa de melhor conhecer a constituição do ensino de língua portuguesa, proponho-me, tomando a unidade didática como foco, investigar quais os objetos de ensino selecionados para o ensino de língua materna nas décadas de 1960, 1970 e 1980. A pesquisa se sustenta na perspectiva teórica sócio-histórica, que permite compreender a unidade didática a partir de um processo histórico. Estudar o livro didático no Brasil sob essa perspectiva é um caminho aberto não só ao conhecimento da constituição da disciplina Língua Portuguesa, em particular, mas também ao de qualquer outra disciplina. O que se pode depreender a partir dos elementos investigados é que tanto a unidade didática quanto sua constituição nas diferentes décadas na sua relação com o fazer docente estão permeadas pelas condições sócio-históricas e pelas diferentes apreciações valorativas dos autores em relação aos seus interlocutores.