PORTFÓLIOS AVALIATIVOS NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA: UM ESTUDO DE CASO
Palavras-chave:
Ensino-aprendizagem de língua estrangeira. Aprendizagem significativa. Avaliações. Portfólio.Resumo
A questão da avaliação discente, apesar de relevante no contexto educacional é, na maioria das vezes, relegada a segundo plano, como ressalta Lucena (2006). Na atual sociedade pós-moderna (HALL, 1997), é imprescindível que reflexões acerca dos métodos, técnicas e instrumentos de ensino e de avaliação ocorram, a fim de favorecer uma aprendizagem significativa. Neste direcionamento, estudiosos (VILLAS BOAS, 2012; 2017; ZUBIZARRETA, 2009) advogam que o portfólio se apresenta como recurso capaz de provocar a criatividade, a reflexão e a cooperação entre os indivíduos e, principalmente, a construção do conhecimento e a vivência de experiências. Sendo assim, apresentamos neste artigo um recorte de uma pesquisa de mestrado, ancorada na abordagem qualitativa, do método estudo de caso, que teve por objetivo geral refletir acerca do uso do portfólio como instrumento avaliativo e, como específicos, discutir o seu uso como instrumento de avaliação do ensino-aprendizagem de língua inglesa e analisar a percepção discente em relação à sua aplicabilidade. A pesquisa foi realizada em um colégio público federal, em que o idioma é ministrado por níveis, de acordo com o Quadro Comum Europeu de Referência para as línguas, tendo como participantes seis alunos do Ensino Médio. Os instrumentos de geração de dados foram os portfólios elaborados pelos participantes, questionários e entrevista. Os resultados revelaram que o portfólio avaliativo foi bem aceito pelos participantes, proporcionando uma aprendizagem e -avaliação mais autônomas tendo sido desenvolvido um sentimento de corresponsabilidade em relação às atividades.