A ARGUMENTAÇÃO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Renata Gonçalves PENIDO Universidade de Taubaté

Resumo

O tema deste artigo é a argumentação na Base Nacional Comum Curricular – BNCC (Brasil, 2018), para os anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º). A argumentação faz parte das práticas de linguagem que devem ser desenvolvidas ao longo do Ensino Fundamental, por ser de relevância para que os alunos possam defender seus pontos de vista e atuar criticamente como cidadãos. Como professora, observei que a BNCC (Brasil, 2018) menciona a argumentação, porém não faz referências a fontes bibliográficas, e, principalmente, apresenta uma linguagem com formalidade teórica que os professores podem não dominar totalmente. O objetivo do artigo é contribuir para o desenvolvimento da proposta da BNCC (Brasil, 2018) em relação à argumentação no ensino de Língua Portuguesa, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Especificamente, os objetivos são: 1) identificar as menções à argumentação nesse documento, na etapa especificada; 2) investigar as características do trabalho com o desenvolvimento da capacidade de argumentar que esse documento propõe e as bases teóricas em que se fundamenta. Teoricamente, a pesquisa se baseia em estudos sobre a argumentação; metodologicamente, é de caráter qualitativo, do tipo documental. A análise dos dados mostrou que a argumentação é proposta na BNCC para além do modelo da Retórica e da Nova Retórica. Para atender a essa proposta, a competência argumentativa deve ser trabalhada no funcionamento real da linguagem, nos diferentes gêneros discursivos, em perspectiva discursiva e dialógica, como propõe Fiorin (2016).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Renata Gonçalves PENIDO, Universidade de Taubaté

Formada em Letras pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP); mestranda em Linguística Aplicada pela Universidade de Taubaté (UNITAU); bolsista CAPES.

Downloads

Publicado

2024-02-08