Aspectos periodontais da hiperplasia gengival modificada por anticonvulsivantes
Resumo
A hiperplasia gengival medicamentosa refere-se ao crescimento anormal dos tecidos gengivais secundário ao uso de medicações sistêmicas, que podem induzir alterações nos tecidos periodontais, modificando a resposta inflamatória e imunológica destes. Diversos medicamentos podem levar a esta condição, sendo os anticonvulsivantes, bloqueadores dos canais de cálcio e imunossupressores, os mais comumente associados. Sua etiofisiopatogenia ainda não é totalmente esclarecida, mas acredita-se multifatorial, sendo levantadas hipóteses sobre a estimulação da proliferação celular de fibroblastos, alteração no metabolismo de degradação e produção de colágeno, acúmulo de cálcio intracelular e a produção de colagenase inativa dos fibroblastos. Nestes casos, embora o acúmulo de placa bacteriana e cálculo seja fator importante para a ocorrência da hiperplasia, algum grau desta também pode ser observado em pacientes com boa higiene oral. O objetivo deste artigo é realizar uma revisão de literatura a respeito das doenças gengivais modificadas por anticonvulsivantes, abordando seus aspectos etiopatogênicos, clínicos e histopatológicos, bem como a terapêutica mais indicada nestes casos.Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
O(s) autor(es) do manuscrito enviado devem assegurar o seguinte:
a) Revisaram a forma final do trabalho e o aprovaram, autorizando sua publicação na Clínica e Pesquisa em Odontologia-UNITAU.
b) Nem este trabalho, nem outro substancialmente semelhante em conteúdo, já foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outro periódico, no formato impresso ou eletrônico, sob sua autoria e conhecimento.
c) O referido trabalho está sendo submetido à aprovação do Conselho Editorial da Revista Clínica e Pesquisa em Odontologia-UNITAU com o conhecimento e a aprovação da Instituição e/ou organização de filiação do(s) autor(es).
d) O(s) autor(es) ainda concorda(m) que os direitos autorais referentes ao trabalho se tornem propriedade exclusiva da Clínica e Pesquisa em Odontologia-UNITAU desde a data de sua submissão. No caso da publicação não ser aceita, a transferência de direitos autorais será automaticamente revogada.
e) Todas as afiliações corporativas ou institucionais e todas as fontes de apoio financeiro ao trabalho estão devidamente reconhecidas.