Relação profissional-paciente: médico e cirurgião-dentista enquanto pacientes

Autores

  • Cléa Adas Saliba Garbin Faculdade de Odontologia de Araçatuba - UNESP
  • Artenio José Ísper Garbin Faculdade de Odontologia de Araçatuba - UNESP
  • Doris Hissako Sumida Faculdade de Odontologia de Araçatuba - UNESP
  • Sérgio Donha Yarid Faculdade de Odontologia de Araçatuba - UNESP

Resumo

Atualmente a relação profissional da saúde-paciente vem sendo mais estudada, tratada como um aspecto-chave na melhoria da qualidade do serviço de saúde. As avaliações da qualidade do serviço de saúde devem basear-se em critérios objetivos e subjetivos, os primeiros reservados aos profissionais da saúde, os últimos aos usuários. O objetivo deste estudo foi avaliar o grau de satisfação de médicos e cirurgiões-dentistas com a qualidade do atendimento recebido, das informações recebidas, dos resultados obtidos, da organização dos horários e dos custos dos serviços de saúde, quando se submeteram a atendimento de saúde (consulta e tratamento médico, odontológico, fisioterápico, psicológico, fonoaudiológico, enfermagem e outros) nos serviços público, privado e convênio. Realizou-se um estudo descritivo quantitativo do tipo inquérito, utilizando-se de um questionário estruturado para a coleta de informações. Participaram deste estudo 53 profissionais da saúde que foram previamente informados sobre os propósitos da pesquisa, e, quando de acordo, de livre e espontânea vontade, responderam a pesquisa. Pôde-se concluir que apesar do elevado grau de satisfação dos profissionais da saúde, médicos e cirurgiões-dentistas, enquanto pacientes, em relação à qualidade do atendimento recebido, à qualidade das informações recebidas e aos resultados obtidos com o tratamento, os respondentes demonstraram-se insatisfeitos quando se tratou da organização dos horários e do custo dos serviços, tendo sido estes fatores avaliados de forma regular e ruim por um grande número dos entrevistados.

Biografia do Autor

Cléa Adas Saliba Garbin, Faculdade de Odontologia de Araçatuba - UNESP

Professor Adjunto. Departamento de Odontologia Infantil e Social da Faculdade de Odontologia de Araçatuba. Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho, São Paulo - Brasil.

Artenio José Ísper Garbin, Faculdade de Odontologia de Araçatuba - UNESP

Professor Assistente Doutor. Departamento de Odontologia Infantil e Social da Faculdade de Odontologia de Araçatuba. Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho, São Paulo - Brasil.

Doris Hissako Sumida, Faculdade de Odontologia de Araçatuba - UNESP

Professor Assistente Doutor. Departamento de Ciências Básicas da Faculdade de Odontologia de Araçatuba. Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho, São Paulo - Brasil.

Sérgio Donha Yarid, Faculdade de Odontologia de Araçatuba - UNESP

Ggraduado em odontologia pela Universidade de Uberaba (1989) e mestrado em Odontologia em Saúde Coletiva pela Faculdade de Odontologia de Bauru - Universidade de São Paulo (2007). Atualmente é aluno do curso de Doutorado do Programa de Odontologia Preventiva e Social da Faculdade de Odontologia de Araçatuba-UNESP. Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Odontologia Social e Preventiva, atuando principalmente nos seguintes temas: odontologia legal, ética, responsabilidade civil, medicina de família e comunidade e responsabilidade contratual.

Downloads

Publicado

2009-11-21

Edição

Seção

Pesquisas Originais