ESTUDO DA PERMEABILIDADE E DA RESISTÊNCIA À TRAÇÃO DO REVESTIMENTO CPA APÓS COLMATAÇÃO INDUZIDA
DOI:
https://doi.org/10.69609/1516-2893.2025.v31.n2.a4042Palavras-chave:
CPA, Permeabilidade, Asfalto permeável, Colmatação induzidaResumo
Devido ao elevado número casos de acidentes em vias públicas causados por chuvas, o Brasil ao longo dos anos vem tentando aprimorar as condições dos pavimentos para minimizar essas ocorrências. Uma das soluções é o emprego da camada porosa de atrito (CPA), que é caracterizada por sua granulometria aberta fazendo com que a água escoe facilmente em seu meio. Porém, ao longo do tempo, com o elevado tráfego, os poros desse revestimento podem perder sua eficiência, devido ao acúmulo de resíduos. Este trabalho objetiva analisar a perda da permeabilidade após a impregnação de óleo automobilístico, borracha de pneu triturada e fragmentos de solo, simulando o derramamento ou respingos de fluidos de forma excessiva que acontece nas rodovias. Após quatro semanas de colmatação e ensaios, observou-se que a as amostras impregnadas tiveram a maior perda de permeabilidade comparado com os outros materiais. Após a realização dos ensaios de permeabilidade foi feito o teste de tração por compreensão diametral para analisar a interferência desses materiais na resistência do revestimento asfáltico. Observou- se que as amostras colmatadas com óleo tiveram sua estrutura modificada, pois o elemento o ligante interferiu na adesão com o agregado.
Downloads
Métricas
Referências
BERTO, L. K. et al. Análise da relação entre a permeabilidade e as características mecânicas do revestimento asfáltico permeável. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, Três Corações, v. 16, n. 2, p. 1-9, 2018.
BOTTEON, L. M. Desenvolvimento e caracterização de concreto permeável para utilização em blocos intertravados para estacionamentos. 2017. 92 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, 2017.
BRITO, D. S. Metodologia para seleção de alternativas de sistema de drenagem. 2006. 117 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos) – Universidade de Brasília, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, Brasília, DF, 2006.
COACALLA, T. Z. Estimativa de propriedades hidráulicas de solos a partir do ensaio de ascensão capilar. 2012. 166 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade de São Paulo, Escola de Engenharia de São Carlos, São Carlos, 2012.
DEPARTAMENTO NACIONAL DE ESTRADAS DE RODAGEM (DNER). Pavimentação – pré-misturado a quente com asfalto polímero – camada porosa de atrito. Rio de Janeiro, RJ: DNER, 1999. (Norma 386/99).
DUMKE, M. P. Concreto asfáltico drenante com fibras de celulose, ligante modificado por polímero e asfalto-borracha. 2005. 111 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, 2005.
FONTES, A. R. M.; BARBASSA, A. P. Diagnóstico e prognóstico da ocupação e da impermeabilização urbana. Revista Brasileira de Recursos Hídricos, São Paulo, v. 8, n. 2, p. 137-142, abr./jun. 2003.
GONÇALVES, A. B.; OLIVEIRA, R. H. Pavimentos permeáveis e sua influência sobre a drenagem. São Paulo: Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental, 2014. 10 p.
GONÇALVES, L. M.; BAPTISTA, L. F. S.; RIBEIRO, R. A. O uso de técnicas compensatórias de drenagem para controle dos impactos da urbanização. In: FÓRUM AMBIENTAL DA ALTA PAULISTA: SOCIEDADE, MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO, 2016, Tupã. Anais... Tupã: [s.n.], 2016. p. 1241-1256.
HOMEM, T. R. Comportamento de misturas asfálticas porosas com ligantes modificados por polímeros e adição de fibras. 2002. 111 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2002.
JUSTINO, E. A.; PAULA, H. M.; PAIVA, E. C. R. Análise do efeito da impermeabilização dos solos urbanos na drenagem de água pluvial do município de Uberlândia/MG. Espaço em Revista, Uberlândia, v. 13, p. 16-38, 2011.
LEFEBVRE, G. Porous Asphalt. Belgium: Permanent International Association of Road Congresses, Technical Committee on Flexible Roads, 1993.
OLIVEIRA, C. G. M. Estudo de propriedades mecânicas e hidráulicas do concreto asfáltico drenante. 2003. 87 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade de Brasília, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, Brasília, DF, 2003.
PINTO, C. S. Curso básico de mecânica dos solos em 16 aulas. 3. ed. São Paulo: Oficina de Textos, 2006.
PIRES, R. A. G. et al. Asfalto convencional ou permeável? Viabilidade técnica na prevenção de enchentes. In: INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA NAS CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS. Belo Horizonte: Atena Editora, 2019. p. 254-265.
ROSENO, J. L. Avaliação de uma mistura asfáltica porosa com agregados calcários e asfalto-borracha. 2005. 150 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade de Brasília, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, Brasília, DF, 2005.
SANTOS, R. H. B. Análise da capacidade drenante do revestimento CPA após colmatação induzida. In: REUNIÃO DE PAVIMENTAÇÃO URBANA, 21., 2019, São Paulo. Anais... São Paulo: [s.n.], 2019.
SCHNEIDER, D. Determinação do teor de asfalto para enquadramento de uma mistura asfáltica aberta como camada porosa de atrito. 2017. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Centro Universitário UNIVATES, Lajeado, 2017.
SILVA, C. E. D. B. D. Estudo da permeabilidade de misturas asfálticas de graduação aberta. 2005. 111 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Campinas, 2005.
SUPERINTENDÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS E SANEAMENTO AMBIENTAL (SUDERSHA). Manual de drenagem urbana: região metropolitana de Curitiba/PR. Versão 1.0. Curitiba: SUDERSHA, 2002. 150 f.
VIRGILIIS, A. L. C. Procedimentos de projeto e execução de pavimentos permeáveis visando retenção e amortecimento de picos de cheias. 2009. 191 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) – Universidade de São Paulo, Escola Politécnica, São Paulo, 2009.
ZWAN, J. T. et al. Porous asphalt wearing courses in the Netherlands: state of the art review. Transportation Research Record, Washington, n. 1265, p. 95-110, 1990.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Ramon Oliveira Borges dos Santos, Mariana Ferreira Benessiuti Motta, Paula Jardim Escamilla Togeiro Galvão, Bruno da Silva de Oliveira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original.