ESTUDO DA PERMEABILIDADE E DA RESISTÊNCIA À TRAÇÃO DO REVESTIMENTO CPA APÓS COLMATAÇÃO INDUZIDA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.69609/1516-2893.2025.v31.n2.a4042

Palavras-chave:

CPA, Permeabilidade, Asfalto permeável, Colmatação induzida

Resumo

Devido ao elevado número casos de acidentes em vias públicas causados por chuvas, o Brasil ao longo dos anos vem tentando aprimorar as condições dos pavimentos para minimizar essas ocorrências. Uma das soluções é o emprego da camada porosa de atrito (CPA), que é caracterizada por sua granulometria aberta fazendo com que a água escoe facilmente em seu meio. Porém, ao longo do tempo, com o elevado tráfego, os poros desse revestimento podem perder sua eficiência, devido ao acúmulo de resíduos. Este trabalho objetiva analisar a perda da permeabilidade após a impregnação de óleo automobilístico, borracha de pneu triturada e fragmentos de solo, simulando o derramamento ou respingos de fluidos de forma excessiva que acontece nas rodovias. Após quatro semanas de colmatação e ensaios, observou-se que a as amostras impregnadas tiveram a maior perda de permeabilidade comparado com os outros materiais. Após a realização dos ensaios de permeabilidade foi feito o teste de tração por compreensão diametral para analisar a interferência desses materiais na resistência do revestimento asfáltico. Observou- se que as amostras colmatadas com óleo tiveram sua estrutura modificada, pois o elemento o ligante interferiu na adesão com o agregado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ramon Oliveira Borges dos Santos, Centro Universitário Salesiano de São Paulo

Especialista em CIÊNCIAS DA NATUREZA, SUAS TECNOLOGIAS E O MUNDO DO TRABALHO – UFPI (Universidade Federal do Piauí e Bacharel em Engenharia Mecânica – UNISAL (Centro Universitário Salesiano de São Paulo). E-mail: ramonobs98@gmail.com

Mariana Ferreira Benessiuti Motta, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Professora Assistente Doutora de Geotecnia e vice coordenadora do curso de Engenharia Civil da FEG/UNESP. Possui Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, na área de Geotecnia, da Pontifícia Universidade Católica, PUC-Rio (2016), Mestrado em Engenharia Civil e Ambiental, com ênfase em Geotecnia Ambiental pela UNESP (2011) e graduação em Engenharia Civil pela UNESP (2008). Tem experiência na área de Geotecnia, atuando principalmente nos seguintes temas: mecânica dos solos, geotecnia ambiental, solos não saturados, ensaios de laboratório e de campo, e estabilidade de taludes.

Paula Jardim Escamilla Togeiro Galvão, Centro Universitário Salesiano de São Paulo

Bacharel em Engenharia Cívil - Unisal Lorena

Bruno da Silva de Oliveira, Centro Universitário Salesiano de São Paulo

Engenheiro Civil - Unisal Lorena

Referências

BERTO, L. K. et al. Análise da relação entre a permeabilidade e as características mecânicas do revestimento asfáltico permeável. Revista da Universidade Vale do Rio Verde, Três Corações, v. 16, n. 2, p. 1-9, 2018.

BOTTEON, L. M. Desenvolvimento e caracterização de concreto permeável para utilização em blocos intertravados para estacionamentos. 2017. 92 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, 2017.

BRITO, D. S. Metodologia para seleção de alternativas de sistema de drenagem. 2006. 117 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos) – Universidade de Brasília, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, Brasília, DF, 2006.

COACALLA, T. Z. Estimativa de propriedades hidráulicas de solos a partir do ensaio de ascensão capilar. 2012. 166 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade de São Paulo, Escola de Engenharia de São Carlos, São Carlos, 2012.

DEPARTAMENTO NACIONAL DE ESTRADAS DE RODAGEM (DNER). Pavimentação – pré-misturado a quente com asfalto polímero – camada porosa de atrito. Rio de Janeiro, RJ: DNER, 1999. (Norma 386/99).

DUMKE, M. P. Concreto asfáltico drenante com fibras de celulose, ligante modificado por polímero e asfalto-borracha. 2005. 111 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, 2005.

FONTES, A. R. M.; BARBASSA, A. P. Diagnóstico e prognóstico da ocupação e da impermeabilização urbana. Revista Brasileira de Recursos Hídricos, São Paulo, v. 8, n. 2, p. 137-142, abr./jun. 2003.

GONÇALVES, A. B.; OLIVEIRA, R. H. Pavimentos permeáveis e sua influência sobre a drenagem. São Paulo: Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental, 2014. 10 p.

GONÇALVES, L. M.; BAPTISTA, L. F. S.; RIBEIRO, R. A. O uso de técnicas compensatórias de drenagem para controle dos impactos da urbanização. In: FÓRUM AMBIENTAL DA ALTA PAULISTA: SOCIEDADE, MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO, 2016, Tupã. Anais... Tupã: [s.n.], 2016. p. 1241-1256.

HOMEM, T. R. Comportamento de misturas asfálticas porosas com ligantes modificados por polímeros e adição de fibras. 2002. 111 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2002.

JUSTINO, E. A.; PAULA, H. M.; PAIVA, E. C. R. Análise do efeito da impermeabilização dos solos urbanos na drenagem de água pluvial do município de Uberlândia/MG. Espaço em Revista, Uberlândia, v. 13, p. 16-38, 2011.

LEFEBVRE, G. Porous Asphalt. Belgium: Permanent International Association of Road Congresses, Technical Committee on Flexible Roads, 1993.

OLIVEIRA, C. G. M. Estudo de propriedades mecânicas e hidráulicas do concreto asfáltico drenante. 2003. 87 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade de Brasília, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, Brasília, DF, 2003.

PINTO, C. S. Curso básico de mecânica dos solos em 16 aulas. 3. ed. São Paulo: Oficina de Textos, 2006.

PIRES, R. A. G. et al. Asfalto convencional ou permeável? Viabilidade técnica na prevenção de enchentes. In: INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA NAS CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS. Belo Horizonte: Atena Editora, 2019. p. 254-265.

ROSENO, J. L. Avaliação de uma mistura asfáltica porosa com agregados calcários e asfalto-borracha. 2005. 150 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade de Brasília, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, Brasília, DF, 2005.

SANTOS, R. H. B. Análise da capacidade drenante do revestimento CPA após colmatação induzida. In: REUNIÃO DE PAVIMENTAÇÃO URBANA, 21., 2019, São Paulo. Anais... São Paulo: [s.n.], 2019.

SCHNEIDER, D. Determinação do teor de asfalto para enquadramento de uma mistura asfáltica aberta como camada porosa de atrito. 2017. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) – Centro Universitário UNIVATES, Lajeado, 2017.

SILVA, C. E. D. B. D. Estudo da permeabilidade de misturas asfálticas de graduação aberta. 2005. 111 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Campinas, 2005.

SUPERINTENDÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HÍDRICOS E SANEAMENTO AMBIENTAL (SUDERSHA). Manual de drenagem urbana: região metropolitana de Curitiba/PR. Versão 1.0. Curitiba: SUDERSHA, 2002. 150 f.

VIRGILIIS, A. L. C. Procedimentos de projeto e execução de pavimentos permeáveis visando retenção e amortecimento de picos de cheias. 2009. 191 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) – Universidade de São Paulo, Escola Politécnica, São Paulo, 2009.

ZWAN, J. T. et al. Porous asphalt wearing courses in the Netherlands: state of the art review. Transportation Research Record, Washington, n. 1265, p. 95-110, 1990.

Downloads

Publicado

2025-10-17

Como Citar

Santos, R. O. B. dos, Motta, M. F. B., Galvão, P. J. E. T., & Oliveira, B. da S. de. (2025). ESTUDO DA PERMEABILIDADE E DA RESISTÊNCIA À TRAÇÃO DO REVESTIMENTO CPA APÓS COLMATAÇÃO INDUZIDA. Revista Ciências Exatas, 31(2). https://doi.org/10.69609/1516-2893.2025.v31.n2.a4042

Edição

Seção

Artigos