INCLUSÃO E OS LIMITES DO CENSO ESCOLAR: uma análise do município de São José dos Campos/SP

Autores

  • Samara Bisaggio Silva Faculdade Cristã da Cidade de São José dos Campos/SP
  • Luiz Antonio Tozi Faculdade Cristã da Cidade de São José dos Campos/SP

DOI:

https://doi.org/10.69609/1516-2893.2025.v31.n2.a4062

Palavras-chave:

Inclusão, Avaliação, Censo escolar, Limitação

Resumo

Tendo em vista o aumento de matrículas de alunos com deficiência em classes regulares no Brasil, o trabalho buscou analisar a qualidade e eficácia da permanência desses estudantes com base nos indicadores do Censo Escolar. O trabalho caracteriza-se como descritivo-analítico, de abordagem mista. No eixo quantitativo, foram analisados os microdados do Censo Escolar, com um recorte regional em São José dos Campos. Foi realizada uma análise documental e bibliográfica no eixo qualitativo. A pesquisa constatou que, embora o Censo Escolar seja um instrumento crucial para a quantificação, ele possui limites evidentes que o tornam um obstáculo para uma avaliação aprofundada da eficiência da Inclusão.  A limitação é um impedimento para correlações seguras entre alunos e disponibilidade de recursos humanos e materiais. Para superar esse cenário, torna-se indispensável um método avaliativo que permita analisar o andamento da Educação Inclusiva no Brasil, de forma a garantir uma aprendizagem de qualidade e continuidade nos estudos, corroborando ao desenvolvimento integral desses estudantes.

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Biografia do Autor

Samara Bisaggio Silva, Faculdade Cristã da Cidade de São José dos Campos/SP

Aluna da Faculdade Cristã da Cidade de São José dos Campos/SP

Luiz Antonio Tozi, Faculdade Cristã da Cidade de São José dos Campos/SP

DOcente do ensino supeiror da Faculdade Cristã da Cidade de São José dos Campos/SP

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Publicado

2025-11-19

Como Citar

Silva, S. B., & Tozi, L. A. (2025). INCLUSÃO E OS LIMITES DO CENSO ESCOLAR: uma análise do município de São José dos Campos/SP. Revista Ciências Exatas, 31(2). https://doi.org/10.69609/1516-2893.2025.v31.n2.a4062

Edição

Seção

Artigos